GERAL

Dória promete exames médicos à noite

Saúde será prioridade no Governo João Doria. O candidato do PSDB detalhou propostas para melhorar o atendimento da população em todo o Estado, como apoio às Santas Casas, o projeto de hospitais essenciais e a ideia de implantar o Corujão da Saúde em cidades onde existe rede médica privada para exames à noite, reduzindo a fila de espera.

“Nós definimos um programa para a área médica no Estado de São Paulo em que vamos apoiar fortemente as Santas Casas. Temos 114 Santas Casas no Estado, desenvolvemos o projeto Santas Casas Sustentáveis, um modelo de gestão e de maior investimento. Um modelo de gestão para permitir melhores compras de insumos, medicamentos e equipamentos. E recursos, porque é obrigação do Estado melhorar a condição de investimento nas Santas Casas. E vamos buscar recursos também no Governo Federal”, afirmou.

Outro projeto são os hospitais essenciais, 88 equipamentos municipais selecionados para receber recursos extras para reformas, equipamentos e melhorias e, assim, “desafogar as Santas Casas e os hospitais regionais”. “E vamos levar o programa Corujão da Saúde para aquelas cidades em que existe uma rede privada, que pode utilizar o horário após as 19h para os exames de imagem e outros exames complementares também”, complementou.

Doria também defendeu a atuação das Organizações Sociais de Saúde. “As OSs são muito importantes e serão valorizadas. Evidentemente que um bom regime de controle também é recomendável. Nossa intenção é manter e gradualmente expandir programas como esse, inclusive com o Santa Marcelina”, disse em visita ao Hospital Santa Marcelina, na capital paulista.

*Outros projetos*
Doria também vai ampliar a Rede Lucy Montoro. Referência na área, a rede tem o objetivo de proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Ele pretende construir seis novas unidades no Estado.

Também estão entre os projetos o programa Remédio Rápido, para agilizar a entrega de medicamentos aos pacientes e que teve ótimos resultados na capital paulista, e as carretas do Doutor Saúde, unidades móveis para realização de exames e consultas.

Alckmin conversa com eleitores em Jundiaí