GERAL

Grendacc oferece cardiologia infantil

Você já ouviu falar em arritmia cardíaca na infância ou na adolescência? Embora seja de difícil diagnóstico, o quadro não é tão raro quanto se pode pensar e necessita de acompanhamento médico rigoroso.
O profissional responsável pelos cuidados médicos com tais pacientes é o cardiologista e ritmologista pediátrico – uma das mais novas especialidades oferecidas aos pacientes do Hospital da Criança do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer).

Diagnóstico
Segundo explica a ritmologista pediátrica e cardiologista Carolina Morasco Geraldini Porto, a especialidade é raramente encontrada, inclusive em Jundiaí, sendo assim mais um dos diferenciais oferecidos pelo Hospital da Criança. “Aqui, além da cardiologia geral, fico responsável por pacientes com arritmia pediátrica, desde os neonatais até os adolescentes”, explica a médica.

Arritmias curadas
De acordo com a dra. Carolina, são muitos os tipos de arritmias na infância e adolescência, sendo que algumas delas são curáveis, enquanto outras são passíveis de controle. Podem ocorrer em corações estruturalmente normais ou em corações com malformações congênitas.
O tratamento se faz por via medicamentosa. No entanto, em algumas situações se faz necessário um exame chamado Estudo Eletrofisiológico para um cateterismo.
O telefone do Grendacc é o 4815-8440.