O atendimento odontológico oferecido na rede de Atenção Básica, da Prefeitura de Jundiaí foi ampliado em 12% no primeiro quadrimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado.
O acréscimo é resultado das entregas das salas odontológicas da Nova UBSs Maringá, Unidade de Apoio Corrupira e a ampliação do atendimento com a inauguração da Clínica da Família. Esses atendimentos odontológicos agendados para a população são universais, ou seja, para todas as idades oferecidos pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) da Prefeitura de Jundiaí.
“O investimento que estamos fazendo em Saúde, desde o início do nosso governo, tem como foco a excelência na entrega dos serviços ao cidadão. Conseguimos implantar salas odontológicas em regiões que não contavam com o serviço (Tarumã, Corrupira e Maringá), além de ampliar o serviço onde já era existente, como na Clínica da Família do Novo Horizonte, dobrando a capacidade de atendimento. Em breve entregaremos a Nova UBS Traviú, que passará a ofertar o atendimento odontológico para a população daquela região. Investir em atenção primária reflete diretamente na redução dos atendimentos de alta complexidade”, detalha o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Com a construção da sala odontológica na Nova UBS Traviú e Nova UBS Jardim do Lago, restam as unidades Comercial e Pitangueiras para que toda a rede conte com atendimento na própria região de referência. “Com as salas adicionais entregues no segundo semestre de 2018 conseguimos ampliar de 5,6 mil para 6,3 mil consultas. Com as próximas entregas o atendimento crescerá ainda mais. Nessa contabilidade não estão somados os atendimentos de urgência (4,5 mil) ou os atendimentos especializados odontológicos, que teve acréscimo de 3,5%, chegando a 2,8 mil consultas especializadas”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.
Gustavo Tavares, 13 anos, é filho da dona de casa Ana Paula Tavares, 34 anos. Ele passou por atendimento odontológico no final do ano passado, logo que a sala odontológica da Unidade de Apoio da UBS Corrupira foi entregue. Retornou para limpeza nesta sexta-feira (7). “O atendimento é muito bom. As profissionais são atenciosas e carinhosas com as crianças. Até os meus gêmeos pequenos passaram sem medo. Estou muito feliz em ter um serviço de qualidade perto de casa”, comenta a mulher, que ainda salienta a rapidez no agendamento. “Não demorou mais que alguns dias entre o agendamento e o atendimento”.