You dont have javascript enabled! Please enable it! 17% dos pacientes atendidos na UPA de Vinhedo são de outros municípios - JR
VINHEDO

17% dos pacientes atendidos na UPA de Vinhedo são de outros municípios

A Secretaria de Saúde de Vinhedo faz o acompanhamento periódico dos dados relativos aos atendimentos nas diversas unidades da Rede Municipal de Saúde. Esse levantamento demonstrou que a busca pelos serviços de urgência e emergência em Vinhedo por pessoas de outras cidades vem aumentando. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, esse índice chegou a quase 17% em maio. “Na UPA não pode haver nenhum tipo de restrição àqueles que não são daqui. Estamos atentos a essa situação e trabalhando de forma incansável para manter e até melhorar a qualidade do atendimento à nossa população”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Conforme demonstra o levantamento feito pela Secretaria de Saúde, no período analisado, a UPA realizou um total de 7.061 atendimentos, dos quais 1.191 são de pessoas que moram em outras cidades, 16,86% do total. Campinas, com 660, e Valinhos, com 353, são as cidades que mais se destacaram quanto à origem dos pacientes. No quadrimestre que vai de janeiro a abril, esse índice estava em 13,5%.

 

Santa Casa

A Santa Casa de Vinhedo, onde os atendimentos SUS são custeados pela Prefeitura de Vinhedo, também recebe um grande número de pacientes que não residem no município e que não possuem planos de Saúde.

De acordo com a administração do hospital, no primeiro quadrimestre deste ano, 14% dos pacientes atendidos via SUS eram de outros municípios, sendo 6% de Valinhos, 4% de Campinas, 3% de Louveira e 1% de outros municípios.