Saiba como usar o 0800 das rodovias

O serviço 0800 das concessionárias de rodovias, como da CCR AutoBAn – responsável pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes – é o principal canal de atendimento dos clientes que utilizam as vias nas suas viagens. Na foto, a atendente Edilaine.

A partir do telefone 0800 055 55 50 – que é gratuito, funciona 24 horas por dia e a chamada pode ser realizada a partir de telefones móveis e fixos –  o cliente pode consultar condições de tráfego nas rodovias, solicitar atendimento em caso de pane de veículo ou acidentes, obter orientações sobre acessos a municípios, postos de serviço localizados ao longo das rodovias, informar ocorrências e  fazer críticas ou elogios.

O contato também pode ser feito a partir dos telefones de emergência instalados a cada quilômetro de rodovia. O Sistema Anhanguera-Bandeirantes conta com 544 deles. A utilização é fácil e simples: basta apertar o botão e o aparelho se conecta automaticamente à central de atendimento.

Segundo Ornan Martins Junior, supervisor do 0800 da CCR AutoBAn, os operadores do atendimento telefônico do Sistema Anhanguera-Bandeirantes têm acesso às câmeras de monitoramento e elas são utilizadas quando o cliente entra em contato com a concessionária.

“Quando o cliente solicita um serviço de atendimento de guincho, por exemplo, nossos atendentes procuram localizar o solicitante pelas câmeras e, a partir das imagens, orientá-los a se posicionar em um local seguro enquanto aguarda o atendimento”, explica. “Recomendamos sempre que o cliente procure informar a ocorrência com a maior quantidade de detalhes possíveis, como local – quilômetro e sentido da rodovia – e eventuais pontos de referência, como pontes, viadutos, fábricas, bairros, acessos”, completa.

Em 2020, o serviço recebeu cerca de 142 mil ligações, quase 30% delas foram originadas a partir dos call boxes.