Itupeva já imunizou 260 profissionais de Saúde

Renata Rissato Assun, de 44 anos, que trabalha como agente comunitário de saúde há 8 anos na USF São João em Itupeva, casada e que tem dois filhos de 13 e 5 anos, foi imunizada nesta quinta-feira (22). Ela contou que estava muito ansiosa. “Agora, estou mais aliviada, pois em meu trabalho convivo diretamente com as pessoas e o risco de contágio é grande, além do que, a preocupação também existia pelo fato de conviver com meu pai que é idoso e possui uma série de comorbidades. Foram dias e meses difíceis, com restrições, mas felizmente a vacina chegou e serve como alento para a retomada da vida.”

Quem também trabalha na USF São João é o doutor Marcos Antonio Conglio Martins, especialista em pediatria, com 50 anos de profissão, sendo 11 deles nesta unidade de saúde. Ele é casado, tem dois filhos, e vivia a expectativa em receber a vacina. “Afinal, trabalho diretamente com as pessoas, na linha de frente atendendo também em pronto-socorro. A vacina é a proteção tão desejada por todos, que finalmente chegou para nós que atuamos na área da saúde. É um momento de felicidade e também de alívio.”

O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, segue os protocolos Federal e Estadual, e as vacinas estão sendo aplicadas nos profissionais de saúde do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, da Unidade Sentinela, UBSs e de outros serviços que atuam no atendimento e tratamento de pacientes com sintomas do coronavírus e gripais.

PRIMEIRAS

As enfermeiras Leonor Pereira Carlos, que trabalha na ala de Covid-19 do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, e Rosali Maria Juliano Marcondes Montero, que atua na UBS Guacuri, foram as primeiras a receberem na vacina, na noite desta quarta-feira (21).

Também já foram imunizados profissionais do Hospital Nossa Senhora Aparecida, da UBS do Guacuri, UBS Santa Fé, Rio das Pedras, Hortênsia, São João e do CS3 (UBS que fica no Centro de Itupeva).

PLANO DE VACINAÇÃO

A Vacinação contra a Covid-19, seguindo os Planos Federal, Estadual e Municipal de Imunização, atenderá os grupos prioritários em escala, que dependerá da quantidade de imunizantes que for disponibilizada aqui para Itupeva. Primeiro, são os profissionais de Saúde, após, as doses serão aplicadas em pessoas institucionalizadas, que residem em asilos e casas de repousos, com 60 anos ou mais e profissionais que atuam nesses locais.

A campanha de imunização contra a COVID-19 está sendo desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. À medida que as doses chegarem, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas e os espaços adequados para a ação.