Incêndio na Serra do Japi consumiu 15 mil m² de vegetação

Após um final de semana de trabalho intenso para conter o incêndio em área da Serra do Japi, nesta segunda-feira (26), será realizada nova avaliação da área atingida, com cerca de 15 mil metros quadrados pelas equipes da Guarda Municipal de Jundiaí, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. A ocorrência teve início após a queda de um balão, que ocasionou a queimada.

De acordo com avaliação do coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez, a característica da ocorrência é incêndio sub superfície. “Não há labaredas altas. O incêndio é rasteiro em virtude da mata fechada e úmida da Serra do Japi, condições que também dificultaram o acesso das equipes, que tiveram de abrir trilhas para as equipes que realizaram aceiros para conter o alastramento das chamas”, comentou.

Segundo cálculos iniciais feitos pela Divisão Florestal da GM, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, a área atingida tem cerca de 15 mil metros quadrados.

Participaram da ação de combate ao longo do final de semana equipes da Divisão Florestal da GM comandadas pelo Inspetor Lacerda, equipes do Corpo de Bombeiros comandada pelo Cabo Wilton e Tenente, uma equipe da Defesa Civil de Cabreúva coordenada pelo Alex Tobias, e a nossa equipe da Defesa Civil de Jundiaí que também foi composta pelo Diretor Marcos Mamede, da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

Com informações da Prefeitura de Jundiaí