Hospital São Vicente realiza Semana da Segurança do Paciente

Celebrado no dia 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Paciente, tem como objetivo conscientizar e mobilizar todos os pacientes, profissionais e órgãos públicos e privados, sobre a importância do cuidado seguro em saúde. A data, definida no ano de 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), reforça as diretrizes do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instaurado no Brasil em 2013. Composto por seis protocolos básicos, o projeto garante a qualidade do serviço, evitando e diminuindo a ocorrência de eventos adversos dentro da instituição.

Abordando o tema mundial instituído pela OMS este ano, “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente, realiza mais uma semana voltada a prevenção de riscos. O evento interno, que conta com o apoio do Time de Humanização, acontece do dia 13 ao dia 17 de setembro e trará atividades práticas e teóricas referentes as seis metas, sendo elas a identificação segura, comunicação efetiva, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos, prevenção de quedas e prevenção de lesão por pressão, sendo essas ultimas interligadas.

Nesta segunda-feira (13), a instituição deu início a primeira atividade da semana especial. Denominada “A Barraca do Beijo”, a iniciativa atraiu os colaboradores para uma orientação com a equipe responsável pelo evento no refeitório do hospital. Na ocasião, as metas foram apresentadas de forma lúdica e ao final da explicação, os funcionários receberam o doce com alusão ao nome da ação, o beijinho.

A enfermeira do núcleo, Bianca Lourenço, explica que o evento contribui para o bom desenvolvimento dos processos internos. “Com essas ações, buscamos implantar a cultura de segurança do paciente na instituição, manter a qualidade da assistência prestada à população e conscientizar os colaboradores. É uma maneira eficaz de falarmos sobre o assunto e chamar a atenção para a importância da aplicação das metas no dia a dia”.