CIDADESJUNDIAÍ

Temperatura cai para 11ºC em SP; São Joaquim (SC) tem neve

(FOLHAPRESS) – A manhã desta sexta-feira (19) tem temperatura média de 11ºC após a chegada de uma onda de frio que derrubou as temperaturas em vários estados do país. O tempo segue instável na capital e região metropolitana de São Paulo.

A Defesa Civil decretou estado de alerta para baixas temperaturas na cidade desde as 16h15 desta quinta-feira (18).

De acordo com a Metsul Meteorologia, a associação entre ar polar intenso que avança pela América do Sul e um centro de baixa pressão atmosférica a leste da Patagônia impulsiona a frente fria.

No sábado (20) a frente fria vai se afastar do litoral paulista. No entanto, o tempo seguirá instável, com chuviscos, céu encoberto e forte sensação de frio. A temperatura mínima prevista é de apenas 8°C e a máxima de 13°C.

Na noite de quinta, caiu neve pela primeira vez neste inverno em São Joaquim, na serra de Santa Catarina. Em Bom Jardim da Serra houve chuva congelada, também na noite de quinta.

Segundo o Metsul Meteorologia, às 22h a temperatura chegou a 0ºC no sul gaúcho e 10ºC em Porto Alegre. Em Urupema, a temperatura foi a -2ºC.

No Rio de Janeiro, o Centro de Operações relatou rajadas de vento forte nas estações de Jacarepaguá (55,08km/h) e Forte de Copacabana (64,8km/h).

Há previsão de ressaca do mar até as 21h de sábado. O Centro de Operações alerta para o perigo de parar em mirantes para fazer selfies ou pedalar nas ciclovias à beira mar.