GERAL

Educadores podem participar de prêmio sobre Arte na Escola

Educadores da Educação Básica formal que lecionam Arte em todo o Brasil podem inscrever para participar do 24º Prêmio Arte na Escola Cidadã, apresentando projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança), realizados entre 2019 e 2022  em escolas de ensino formal, públicas ou particulares, com turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Educação formal. As inscrições podem ser realizadas até 11 de junho no site do prêmio. 

De acordo com o cronograma do Prêmio, no dia 28 de setembro de 2023 acontece a cerimônia virtual que vai divulgar os cinco projetos vencedores.  Como prêmio, o professor proponente do projeto premiado de cada categoria recebe 10 mil reais além de certificado para ele e para a escola. Todos os inscritos – premiados ou não – receberão um material educativo impresso e um percurso formativo online, inspirados na obra Angola Janga, do quadrinista, ilustrador e professor Marcelo D’Salete – artista homenageado da edição 2023. 

Além do prêmio em dinheiro, todos os anos o Instituto premia o projeto também com a produção de um documentário que apresenta o projeto para inspirar outros professores. Os vídeos ficam disponíveis no YouTube do IAE e, este ano esteve na programação do Canal Futura em comemoração ao mês da Educação

O Prêmio Arte na Escola Cidadã, realizado pelo Instituto Arte na Escola, é o maior prêmio brasileiro voltado para arte-educação. Tem como objetivo ampliar a voz dos professores de Arte e generalistas que trabalham com a disciplina, valorizando projetos que despertam novos olhares e inspiram alunos e a comunidade escolar. Na edição realizada em 2022, foram inscritos 1.016 projetos de todas as regiões do Brasil. Conheça os premiados aqui

O Prêmio é realizado pelo Instituto Arte na Escola, organização mantida pela Fundação Iochpe. A 24ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã tem o apoio da Iochpe Maxion.