You dont have javascript enabled! Please enable it! Vereadores querem lista da "fila de espera" e prazo máximo de 30 dias para atendimento médico - JR
terça-feira, 22, abril, 2025, 21:49
CIDADESJUNDIAÍPOLÍTICA

Vereadores querem lista da “fila de espera” e prazo máximo de 30 dias para atendimento médico

Os vereadores de Jundiaí apresentaram dois projetos de leis na área da Saúde, para obrigar a Prefeitura a publicar a relação de pacientes que estão na fila de espera para consultas com especialistas e, a ordem de atendimento. Além disso, querem que o prefeito Gustavo Martinelli crie mecanismos para garantir consultas para idosos, pessoas com transtorno do espectro autista, gestantes e mobilidade reduzida, em até 15 dias. Para as demais pessoas da população em até 30 dias.

Durante a campanha eleitoral os candidatos criticaram muito a Prefeitura de Jundiaí, pela demora nas consultas de algumas especialidades. Houve paciente informando que estava há seis meses aguardando consulta. Outros, que esperam há mais de ano por cirurgias. Mas algumas delas não dependem da Prefeitura, mas do Estado, que faz por meio do Hospital Regional. Uma leitora do “Jornal da Região” está aguardando desde a posse do governador Tarcísio de Freitas uma cirurgia na mão. Seu nome já foi incluído e retirado sem explicações da “fila” para cirurgia.

Lista de Espera

Pelo projeto de lei apresentado pelos vereadores, o grupo diz que as listagens com nomes e especialidades deve ser pública, incluindo o número do SUS do paciente.

Os vereadores querem, com essa lei, tornar mais transparente o “andamento da fila de espera” na Saúde, acompanhando onde há mais demandas.

Consultas mais rápidas

Outro vereador apresentou projeto de lei para obrigar a Prefeitura de Jundiaí a criar sistema que permita atendimento em médicos em até 30 dias, sendo que para grupos preferenciais é de no máximo de 15 dias.

Na Justificativa o legislativo diz que há 40 unidades de Saúde na cidade e orçamento de R$ 1 bilhão para a área.

... Os textos publicados pelo Jornal da Região são protegidos pela Lei de Direito Autoral. * LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998
Abrir bate-papo
Olá 👋