quarta-feira, 3, junho, 2026, 15:52
JUNDIAÍ

Bebês precisam de cuidados redobrados em dias com baixas temperaturas

Com as temperaturas que devem cair drasticamente a partir desta quarta-feira (28), o neonatologista do Hospital Universitário de Jundiaí, Dr. André Grion, indica medidas simples e eficientes para que mães e pais estejam atentos com a saúde do bebê.

Confira algumas dicas:

Banho

Antes de levar o pequeno para o banho, é importante organizar tudo o que será usado para que os itens estejam à mão como toalha, roupa e fralda. Manter o ambiente quentinho no banheiro. Isso pode ser feito ligando o chuveiro antes ou o aquecedor. Caso prefira o aquecedor, o mesmo deve ser desligado durante o banho, pois ele resseca o ar, prejudicando a parte respiratória. O banho deve ser rápido e em horários do dia mais quente.

Vista o bebê em camadas

Durante os dias mais frios, uma opção boa e prática é vestir o bebê em camadas. Você pode, por exemplo, colocar um body por baixo da roupinha do bebê. Prefira sempre algodão ou flanela, pois a lã pode dar alergia ou ressecar a pele da criança. Mas lembre de ficar atento aos excessos! Se o pequeno começar a transpirar ou se mostrar irritado sem motivo, por exemplo, pode ser que esteja com calor. Nesses casos, retire uma camada de roupa. Ideal sempre colocar luvas, meias e gorro.

Saídas

As saídas de casa só devem ocorrer se for extremamente necessário, primeiro pelas baixas temperaturas e segundo pelas doenças desta época do ano. Se não for possível, procure lugares ventilados.

Neonatologista do Hospital Universitário. (Foto: Divulgação)
O neonatologista do Hospital Universitário de Jundiaí, Dr. André Grion. (Foto: Divulgação)

Cuidado com as visitas

Visitas somente se for necessário. Caso receba visita, pedir para que higienizem as mãos antes de entrar em contato com o bebê e de preferência com máscara.  Evite beijos e as visitas devem ser rápidas.

Tempo seco, temperaturas baixas e menos atividades ao ar livre. Este é o quadro básico para que as doenças de inverno sejam disseminadas, principalmente aquelas de transmissão por vias respiratórias, processos alérgicos e infecções (coqueluche, difteria, caxumba, meningites bacterianas, pneumonia e gripe), além de mucosas ressecadas e mecanismo de defesa reduzido.

Dr. André lembra que ao menor sinal de complicações, como respiração ofegante ou rápida, batimento de asas do nariz, boquinha roxa, recusa alimentar ou de água e qualquer alteração de temperatura (hipertermia ou hipotermia) procurar orientação médica.

 Com informações da assessoria de imprensa do HU