Ônibus elétrico faz hoje a linha do Eloy Chaves para o Terminal Central
A Prefeitura de Jundiaí vem testando um ônibus elétrico nas ruas da cidade. Além de não provocar poluição, o veículo é silencioso e tem autonomia de 250 quilômetros para cada carga.
Nesta segunda-feira (11) o ônibus faz a linha 942, do Eloy Chaves para o Terminal Central.
Durante a apresentação do veículo, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado e sua equipe puderam experimentar e observar o desempenho do novo veículo, na prática.
O consultor sênior de mobilidade elétrica da BYD Brasil, Sérgio Avelleda, esteve presente e explicou os benefícios do ônibus elétrico.
“Uma vez que o veículo tem emissão zero de gases poluentes e zero ruído, o ganho para a saúde pública é enorme”, declarou.
“Além disso, para o motorista ele é um veículo mais “suave”, totalmente automático.”
O motorista de Jundiaí treinado para guiá-lo, Eduardo Chrispim, confirma os benefícios.
“É diferente, não tem mudança da marcha nem qualquer som de rotação, é mais leve e silencioso”, explica. “E também responde com potência.” O ônibus possui baterias de ferro fosfato de lítio, que são carregadas através de um carregador ligado à rede de elétrica de tensão entre 220 a 380V, na garagem da empresa. Acomoda 36 pessoas sentadas, com espaço para cadeira de rodas e 34 passageiros em pé.


