terça-feira, 23, junho, 2026, 14:14
CIDADESJUNDIAÍPOLÍCIA

Moradora de Condomínio perde R$ 37 mil no “Golpe do Aniversário”

Uma moradora de Jundiaí procurou a Polícia Civil para prestar queixa contra estelionatários. Ela relatou que perdeu a quantia de R$ 37 mil no “Golpe do Aniversário” – que o “Jornal da Região” vem divulgando há cerca de um mês.

Ela contou ao agente Xororó do 7º Distrito Policial na Avenida Nove de Julho que recebeu ligação da Portaria avisando que tinha chegado presente de aniversário para o marido dela. Coincidentemente era aniversário do morador. Nos outros casos os “presentes” enviados por golpistas foram caixas com chocolates da Cacau Show e da Kopenhagen.

Para fazer a entrega do “presente” ao aniversariante, a mulher deveria pagar o “frete” do Motoboy.

O rapaz apresentou uma maquininha de cartão e pediu para a vítima digitar a senha.

Porém, ele alegou que estaria sem conexão o equipamento. Ela fez proposta de pagar por PIX o valor, mas ele recusou.

Depois de algum tempo o motoboy retornou e pediu para tentar passar o cartão novamente em outra maquininha.

A mulher passou e ele disse que deu erro de conexão. Na terceira vez ela acreditou que tinha dado tudo certo. Mas quando foi verificar o celular tinham caído na sua conta do cartão compras no valor total de R$ 37.800,00.

A mulher ligou para o banco e pediu para cancelar todos os serviços do cartão. Mas a quantia já havia sido “sacada” pelos golpistas.

Chocolates

Nos outros golpes anunciados pelo “Jornal da Região”, chegam nas residências das vítimas entregadores com caixa de chocolates. Eles dizem que foram levar brindes ao aniversariante.

Depois pedem o pagamento da taxa de entrega, que precisa ser por cartão bancário, na maquininha. Igualzinho o “Golpe do Ovo”, “Golpe do Caqui” e “Golpe da Uva’.

Na hora que a vítima entrega o cartão eles dizem que não passou e ficam tentando. No visor da maquininha não aparecem os valores digitados.

Só depois as vítimas vão conferir as cobranças no extrato do cartão.

Um dos investigadores ouvidos pelo jornal acredita que os golpistas estão “pescando” aniversariantes pelo Facebook. Quando os amigos passam a publicar votos de felicidades, eles buscam o endereço da vítima para mandar o “presente”.