Luiz Fernando troca o PSDB pelo PL
Por Rubens Anater
(ESTADÃO) – Em mais um ataque ao PSDB, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou neste sábado, 17, em Jundiaí, da filiação do prefeito da cidade, Luiz Fernando Machado, no PL
Bolsonaro está na cidade acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do presidente do PL, Valdemar Costa Neto; do senador Marcos Pontes (PL-SP) e do deputado estadual André do Prado (PL-SP), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Todos marcam presença no evento de filiação, que busca formar uma frente de prefeitos de direita para a disputa eleitoral do próximo ano.
Segundo Valdemar, “Nós devemos eleger mil prefeitos nas eleições de 2024 com os nossos 99 deputados federais e os 129 deputados estaduais que temos. Agora, se juntarmos com a força de Bolsonaro, devemos eleger em média 1500 prefeitos no Brasil. Vamos bater o recorde. Nas próximas eleições, ninguém tira a eleição da direita.”
O partido ganhou destaque na política nacional depois da filiação de Bolsonaro, no fim de 2021. Com os resultados das eleições de 2022, o PL formou as maiores bancadas no Congresso, com 99 representantes na Câmara dos Deputados e 13 no Senado Federal. O partido tem também a maior bancada na Assembleia de São Paulo, com 19 deputados, entre os quais está o presidente da Alesp, André do Prado.
Esvaziamento
Na disputa aberta em São Paulo por filiações, o PSDB tem sido o principal alvo. Como mostrou a Coluna do Estadão, o partido calcula que irá perder metade dos prefeitos em São Paulo na próxima eleição.
A sigla vive uma crise nacional de imagem e prefeitos tucanos têm sido atraídos pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), PL e PSD. O partido chegou a ter 245 prefeitos no estado, mas 30 já deixaram a sigla.
O prefeito de Cabreúva, Antônio Carlos Mangini, foi um dos que assinou a ficha de filiação ao Partido Liberal (PL). No ano que vem ele poderá se candidatar à reeleição e segundo políticos de Cabreúva terá um grande adversário pela frente, que é o ex-prefeito Henrique Martin, que ficou no Governo por oito anos. (JR)


