Vem aí nova frente fria e com chuvas
Por Giovanna Castro
(ESTADÃO) – Após uma frente fria com ventanias ter derrubado as temperaturas em várias partes do País na semana passada, como reflexo do ciclone extratropical que atingiu o Sul, uma nova frente fria deve manter o tempo gelado e trazer chuva ao Estado de São Paulo, nesta semana.
O último fim de semana foi bastante frio em São Paulo e em partes do Centro-Sul do Brasil, ainda devido à massa de ar polar que acompanhou o ciclone.
Além da queda de temperatura, o ciclone extratropical causou estragos no Sul do País e deixou três pessoas mortas, duas no Rio Grande do Sul, nas cidades de Rio Grande e Lajeado, e uma em Santa Catarina, no município de Brusque. O fenômeno ainda gerou fortes ventos no Estado de São Paulo que causaram a morte de uma idosa, em Itanhaém, e de uma jovem de 24 anos, em São José dos Campos.
Pancadas de chuva
O alerta para temperaturas baixas continua ao longo desta semana.
A previsão é de pancadas de chuva ao longo da semana na capital. Isso porque, de acordo com o órgão da Prefeitura de São Paulo, a partir da noite desta terça-feira, 18, a nova frente fria de “franca atividade chuvosa” passará pela costa paulista. O risco de alagamentos é baixo.
A temperatura cai um pouco mais hoje, ficando em 14ºC, em média. A máxima não passa de 20ºC, com porcentuais mínimos de umidade do ar ao redor dos 50%. A chuva deve parar apenas na sexta-feira, quando a temperatura também sobe um pouco: máxima de 22ºC, de acordo com o Instituto Climatempo. No fim de semana, fará sol com algumas nuvens. A mínima prevista é de 12ºC e a máxima, de 25ºC.
No interior paulista, o frio também marca presença, mas com menos chuva. Deve chover apenas hoje em Campinas e Marília, que fica no centro do Estado. Já no “fundão”, em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, não chove em nenhum dia.
O dia mais frio será esta quarta-feira, 19. Em Campinas, a mínima será de 14ºC e a máxima, de 19ºC. Em Marília, a temperatura fica entre 13ºC e 22ºC. Em Ribeirão e Rio Preto, entre 13ºC e 27ºC.
No litoral de São Paulo, chove até sexta na maioria das cidades. No fim de semana, a mínima fica em 13ºC e a máxima em 24ºC em Ubatuba, no litoral norte. Na Baixada Santista, Guarujá deve marcar entre 14ºC e 24ºC no sábado.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


