sábado, 25, julho, 2026, 10:08
CIDADESITUPEVAPOLÍTICA

Marcão vai recorrer ao STF de decisão do TSE

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, na noite desta terça-feira (08), pela cassação do mandato do prefeito Marcão Marchi e do seu vice, Alexandre Mustafa, em sessão presidida pelo ministro Alexandre de Moraes.

Em uma ação do primeiro mandato de Marcão, que foi julgada só agora, a oposição alegava que havia irregularidades no registro do então candidato e de seu vice.

Os advogados de Marcão Marchi defenderam, no plenário do TSE, que a ação deveria ser anulada, uma vez que a Justiça Eleitoral local e a estadual não anularam a chapa que concorria às Eleições contra Ricardo Bocalon. Se tivessem feito os julgamentos na época, o partido do prefeito poderia ter substituído o candidato.

Alegaram que há julgamentos semelhantes em favor dos eleitos.

Marcão emitiu uma nota na noite desta terça-feira afirmando que ele e Mustafá vão recorrer da decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

Até lá eles continuam comandando a cidade.

Marcão ainda comentou:

“Recebemos, com muita serenidade, a decisão proferida pelo TSE na data de hoje. Divergimos do resultado, vamos discutir e revertê-lo, dentro dos recursos inerentes aos Tribunais Superiores, prevalecendo, assim, a vontade do povo de Itupeva já manifestada pelo voto nas eleições. Por ora, seguimos trabalhando pela cidade de Itupeva, com a mesma dedicação, desde quando assumimos em janeiro de 2017. Agradecemos a Deus, que sempre abençoou nossos trabalhos, e ao povo pela confiança de sempre. Marcão Marchi – Prefeito Municipal”

Eleições de 2024

Após a publicação pelo “Jornal da Região”, de que a vereadora Cícera Zanata deseja sair como candidata a prefeita de Itupeva, em outubro de 2024, houve grande repercussão na cidade. Muitas pessoas passaram a apoiar a vereadora do MDB.

Até então a preferência no partido era por Rogério Cavalin – que disputou o último pleito contra Marcão Marchi.

Rogério foi procurado pelo “JR”, mas não respondeu se abre mão da candidatura em prol de Cícera.

A vereadora comentou que o partido não a chamou para conversar e nem emitiu decisão contrária às suas pretensões. Ela acredita que mostrou trabalho para a população durante o seu mandanto na Câmara Municipal e vai lutar pela candidatura.

A vereadora comentou que tem feito muito pela cidade, com encaminhamentos de pedidos de melhorias viárias, de iluminação pública, de geração de empregos e principalmente tem lutado para que Itupeva tenha qualificação de “santa casa” pelo Governo do Estado, para realização de procedimentos médicos e se tornando mais independente em relação ao Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí. No perfil da vereadora há mais informações sobre o seu trabalho.