quinta-feira, 4, junho, 2026, 19:08
JUNDIAÍ

Peça “Têm Vespas na Colmeia!” chega ao Sala Glória Rocha

No dia 20 de junho, o Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro – Sala Glória Rocha, às 19h30, receberá a CIA dos Patos com a peça Têm Vespas na Colmeia!. O grupo apresentará o espetáculo gratuito e acessível para crianças surdas, cegas ou com baixa visão do município de Jundiaí.

A Cia. dos Patos desenvolveu o espetáculo por meio da Lei Paulo Gustavo, viabilizada pelo Ministério da Cultura e Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí. Têm Vespas na Colmeia!, tem objetivo de promover autonomia e participação das crianças e pessoas com deficiência, possibilitando a inclusão e acessibilidades, disponibilizando audiodescrição e intérprete de libras durante a peça.

Camila Vieira da Costa, autora de Têm Vespas na Colmeia! conta que, para escrever esta peça, suas inspirações surgiram a partir de seus estudos e leituras. “Desde Plauto, passando por Molière e depois Suassuna, a figura do “avarento” é algo que sempre existiu e foi isso que me fez escrever Têm Vespas na Colmeia!”.

Ela explica que, ‘de uma forma descontraída quis mostrar que ‘pessoas’ (no caso as vespas) tentam ter poder ou fortuna a qualquer custo e isto prejudica a todos’. Ela espera levar, de uma forma lúdica, mensagens como ‘o bem vence o mal’, ‘a união faz a força’ e ‘amar é para todos, mesmo com suas diferenças’. “Esperamos uma sociedade mais forte e unida, como contamos em nossa arte”, lembra Camila que explica que, apesar de ser autora da peça, toda a produção foi feita de forma coletiva.

A atriz salienta também que “todo o roteiro foi escrito e adaptado para que as crianças com deficiências sintam-se livres, participem da vida cultural de suas cidades e quem sabe, um dia, sintam-se estimulados a desenvolverem o seu lado artístico e contemplem seus talentos através da arte”, comenta Camila Vieira da Costa, autora da peça.

A História
Têm Vespas na Colmeia! Se passa em dentro da colmeia onde uma vespa (Vespão) decide sequestrar a futura rainha da colmeia para ficar com o produto de mais valor para as abelhas – a geleia real, mantendo o ‘exército’ das abelhas, escravizado. É uma história que leva conceitos como justiça, união e aceitação entre os diferentes que vivem na sociedade.

Os atores receberão as crianças com deficiência visual 30 minutos antes da peça para conhecerem o figurino. Os ingressos estão disponíveis no Sympla, gratuitamente.

Acessibilidade
Para a peça Têm Vespas na Colmeia! todo o processo de criação foi pensado e adaptado por uma roteirista audiodescritora Fernanda Brahemcha onde explica que audiodescrição é uma técnica de tradução intersemiótica que traduz para signos linguísticos, palavras, o que é comunicado através de signos visuais (imagens, gestos, expressões). “Essa técnica tem como objetivo principal trazer acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão)”.

“A partir da minha carreira como audiodescritora, passei a me interessar por estudos e propostas experimentais em acessibilidade comunicacional com foco em pessoas com deficiência visual. Dessas pesquisas com base em narrativa teatral, audiovisual, literária e de rádio veio a proposta da acessibilidade integrada à dramaturgia, que foi a escolha para a peça “Têm Vespas na Colmeia!” , da Cia dos Patos, explica Fernanda.

Ela afirma que, assim como o teatro é múltiplo, as técnicas e propostas para a acessibilidade dentro dele também são, e cada projeto pode combinar com uma proposta diferente.

“Para mim foi uma alegria trabalhar de forma conjunta com a Cia dos Patos no desenvolvimento da peça “Têm Vespas na Colmeia!” e perceber o interesse pela proposta inclusiva, o carinho e a ótima recepção que meu trabalho recebeu ali, mesmo sabendo que o trabalho do profissional de acessibilidade comunicacional fica “escondido”. Mas esse trabalho está lá na dramaturgia, na peça, e aparece nessas técnicas que a companhia absorve, abraça e pratica em todas as sessões”, finaliza.

Serviço

Peça: Têm Vespas na Colmeia!
Local: Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro – Sala Glória Rocha

Dia: 20/06/2024

Horário: 19h30

Ingresso: https://bileto.sympla.com.br/event/94703

Gratuito

*Os atores receberão as crianças com deficiência visual 30 minutos antes da peça para conhecerem o figurino. Os ingressos estão disponíveis no Sympla, gratuitamente*.

Ficha Técnica

Elenco
Cadu Gouvea
Camila Vieira da Costa
Giovanni Joaquim
Letícia Maria Nogueira
Sid Alves

Técnica de luz e som
Renan Cupertino

Autoria
Camila Vieira da Costa

Direção, Figurino e Cenário
Criação Coletiva

Adaptação audiodescrição
Fernanda Brahemcha

Arte de divulgação
Marina Murari

Produtora
Bárbara Guilherme

Assessoria de Imprensa
Fernanda Barros

Produção
ETC na Rua