Multa para animal solto em via pública é de R$ 4 mil
A Prefeitura de Jundiaí alerta os donos de animais que a legislação municipal prevê multa de R$ 4.418,60 para animais soltos em vias públicas. Em caso de reincidência, o valor dobra.
Quando os animais são recolhidos pelo serviço público, passam por “consulta” de veterinário do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) e se não for retirado pelo proprietário, vai para o sistema de adoção responsável.
Para denunciar animais soltos e também os mortos em vias públicas, como vacas, cavalos, cachorros, gatos ou capivaras, o telefone é o 156, de segunda a sexta-feira. O DEBEA não atende ocorrências de animais mortos.
A Prefeitura informa que os cachorros e gatos encontrados debilitados nas ruas passam por tratamento até sua total recuperação. Em seguida é vacinado, castrado e microchipado e devolvido ao local de origem ou disponibilizado para adoção (no caso de cães e gatos).


