Defesa Civil estende alerta para “Risco Elevado” de incêndio até terça
(UOL/FOLHAPRESS) – A Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo estendeu até a próxima terça-feira (10) o alerta de risco elevado para incêndios no estado. A renovação do prazo foi anunciada nesta sexta-feira (6) pela Defesa Civil.
Maior parte de SP ficará em estado de emergência para o risco de incêndio a partir de sábado (7).
O interior e a região metropolitana devem ser os mais afetados. Também há chances de queimada no litoral, apesar da região estar classificada com um alerta de menor grau de severidade. Os dados são do Mapa de Risco divulgado pela Defesa Civil, que monitora queimadas em vegetação durante o período da estiagem.
Região metropolitana deve chegar aos 33ºC. A umidade do ar ficará abaixo dos 35%, nível considerado crítico.
O tempo continua seco, sem condições de chuva e com temperaturas altas nas porções norte e oeste do estado. A umidade relativa do ar está diminuindo nessas localidades, e também pode chegar a valores abaixo dos 35%.
Presidente Prudente e Marília podem registrar temperatura máxima de 39ºC. A umidade relativa do ar destas regiões deve ser menor que 15%, bem como nos municípios de São José do Rio Preto e Araçatuba.
Defesa Civil recomenda que a população se hidrate e se proteja do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
Autoridades adotaram medidas de prevenção nas áreas mais suscetíveis às queimadas.
Agentes da Defesa Civil atuam em vistorias, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.
Recomendações à população
Diante deste cenário, recomenda-se cuidados com a saúde incluem hidratação constante, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
A Defesa Civil do Estado, juntamente com as Defesas Civis Municipais adotam medidas de prevenção como vistoria nas áreas mais suscetíveis às queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.
Combate aos incêndios
O gabinete de crise segue mobilizado para o enfrentamento aos focos de incêndio no estado de SP. O Governo de SP liberou cerca de R$ 6 milhões para a contratação de aeronaves, que serão empregadas no monitoramento e combate das queimadas.
Nesta sexta-feira, 6, o CGE contabiliza 9 focos de incêndio em todo o território paulista.
REGIAO DE SÃO PAULO
1- MAIRIPORÃ
REGIÃO DE CAMPINAS
2- BOM JESUS DOS PERDÕES
3- PIRACICABA
4- VALINHOS
REGIÃO DE BAURU
5- DOIS CÓRREGOS
REGIÃO DE MARÍLIA
6- POMPÉIA
REGIÃO DE FRANCA
7- PEDREGULHO
8 – MORRO AGUDO
REGIÃO de RIBEIRAO PRETO
9 – SÃO SIMÃO


