sábado, 25, julho, 2026, 04:52
JUNDIAÍ

Prefeitura moderniza iluminação pública da Vila Progresso

Iniciada nesta sexta-feira (11), na rua Zuferey, na Vila Progresso, a implantação de mais lâmpadas em LED na cidade, em ação da Prefeitura de Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), diretoria de Iluminação Pública. Ao todo serão 360 novas luminárias, com potência de 120W e 150W entre a rua Zuferey e as Avenidas São Paulo, Samuel Martins e Fernando Arens. A troca se encerra na próxima semana.

“Iluminação eficiente é sinônimo de segurança, conforto e qualidade para o ambiente. A iluminação em LED está sendo implantada em toda a cidade de Jundiaí. Ao todo serão mais de 61 mil pontos. Nesta etapa alcançamos ruas da região Sul, que em breve terá o Ambulatório Médico de Especialidades e Diagnóstico e o Pronto Atendimento, que estão com as obras em estágio final. Será o grande presente para a cidade no mês de dezembro”, adianta o prefeito Luiz Fernando Machado, que foi vistoriar o início da troca do parque de iluminação.

Até o final do mês de outubro serão 9 mil luminárias em LED instaladas em toda a cidade. Nesta semana será encerrada a implantação na região da Vila Rio Branco, que resulta em 1,7 mil luminárias naquela região.

“A instalação é rápida, com a troca da luminária feita por equipes e maquinário específico. A melhoria na qualidade da iluminação é imediata”, ressalta o diretor de Iluminação, Edmário Mendes da Silva.

Quem ficou bastante satisfeito com a melhoria foi o aposentado Vicente de Paula Assis, que mora na rua Zuferey há 50 anos. “É um benefício muito grande para o bairro. Vai ficar muito bom.”
A implantação das luminárias em LED vem sendo realizada em Jundiaí desde 2021, contemplando instalações novas e renovações de bairros inteiros como aconteceu na Ponte São João, Jardim Fepasa, Vila Rio Branco, Centro, além de vias como Av. dos Imigrantes Italianos, Estrada Municipal do Varjão, Av. Presbítero Manoel Filho, Av 14 de Dezembro, Avenida Jundiaí e Humberto Cereser.

“Jundiaí terá o parque de iluminação completamente renovado. Isso resulta em maior qualidade ambiental, segurança, além de economia para o meio ambiente”, explica o gestor da UGISP, Eduardo Valença.