quarta-feira, 3, junho, 2026, 07:42
JUNDIAÍSAÚDE

Prefeito Luiz Fernando Machado visita obra da UBS da Vila Rio Branco

O prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado de gestores municipais, visitou a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio Branco, à rua Hélio A. Lucena — mesmo endereço do antigo prédio, ao lado do Centro Esportivo José Pedro Raymundo. O equipamento terá 667 m² de área construída — ampliação de 139,93% a mais de espaço.

“A saúde é a nossa prioridade. Com planejamento, contabilizamos obras em 25 equipamentos de saúde, desde 2017. Agora, estamos dando mais um passo para que a Grande Vila Rio Branco tenha um equipamento de Atenção Básica ampliado, estruturado e que permitirá o incremento de mais serviços. O diferencial da UBS Rio Branco é que a estrutura fará ligação com o Centro Esportivo, proporcionando mais ações da saúde em conjunto com a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer. Todo o projeto foi pensado em conjunto e validado pelos usuários e por quem produz o cuidado. A região também recebeu investimentos em iluminação de LED, galerias pluviais e requalificação asfáltica, como no Jardim Danúbio, e estamos finalizando o Centro de Excelência do Basquete no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Ovídeo Bueno. Jundiaí avança sem deixar as pessoas para trás”, ressaltou o prefeito.

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) informa que a obra está na terceira fase, que compreende os projetos de elétrica, hidrossanitário, gases e climatização e os acabamentos. A execução desta etapa é realizada por empresa contratada a partir de licitação.

A UGPS lembra que a primeira fase da obra foi realizada por meio de uma pecúnia de empreendimento da região, sendo efetuada a fundação e a alvenaria da edificação principal. A segunda, a partir de empresa contratada, contemplou a construção da laje e do telhado.

A UGPS informa também que a execução da obra do equipamento está orçada em cerca de R$ 2,8 milhões. O custeio será efetuado com recurso do CAF (Corporação Andina de Fomento). A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2025.

Acerca da estrutura, além de oito consultórios, sendo dois odontológicos, o equipamento terá três salas de acolhimento, sanitários públicos, PCD e para colaboradores, recepção com acessibilidade, farmácia ampliada e, também, salas de orientação para amamentação, vacinação, procedimentos, curativos, inalação, emergência, atividades coletivas, entre outras.

O projeto foi validado pela equipe de saúde e pelo Conselho Gestor da UBS. Para viabilizar a execução da obra, a UBS Rio Branco está funcionando temporariamente em imóvel locado na rua Álvares de Azevedo, 190.

Atualmente, a UBS Rio Branco tem 22 mil usuários cadastrados e cerca de 12 mil prontuários ativos.