quinta-feira, 24, setembro, 2026, 12:33
FRANCO DA ROCHA

Franco da Rocha recebe novas viaturas para reforçar a segurança no trânsito

Franco da Rocha recebeu duas novas viaturas durante a Semana Nacional de Trânsito, iniciada na sexta-feira (18). Os veículos foram entregues em frente ao Paço Municipal Juquery e já estão nas ruas para apoiar as ações de orientação e fiscalização realizadas no município.

Um dos veículos, um Fiat Mobi 2026 1.0, será destinado à equipe de Educação para o Trânsito, ampliando o suporte às atividades realizadas nas escolas e com a comunidade. O trabalho inclui palestras, blitzes educativas e orientações sobre comportamentos seguros, como o uso do cinto de segurança, do capacete, o respeito aos limites de velocidade e os riscos do celular e do consumo de álcool ao dirigir.

A segunda viatura, uma Saveiro 2026 1.6, será utilizada no apoio aos atendimentos do dia a dia, incluindo ações como fiscalização, auxílio em ocorrências e organização do trânsito.

O município tem aproximadamente 76 mil veículos cadastrados, entre carros, motocicletas, ônibus e caminhões. Para a prefeita Lorena Oliveira, o tamanho da frota reforça a necessidade de combinar fiscalização e educação para promover um trânsito mais seguro.

“É uma frota grande que precisa de organização, respeito à legislação e segurança, porque trânsito é fiscalização, mas também é educação. O reforço vem para conscientizar, orientar e aproximar as equipes de trânsito da população, para juntos fazermos um trânsito mais seguro para todos”, afirmou.

Segundo o secretário de Segurança Cidadã e Mobilidade Urbana, coronel Ricardo Moreira, as ações educativas aproximam a população das orientações de segurança viária. “As palestras ajudam as crianças a conhecer atitudes seguras no trânsito e a levar esse conhecimento para as famílias. Nas ruas, as blitzes educativas permitem orientar diretamente motoristas, motociclistas e pedestres”, explicou.

Com os novos veículos, as equipes poderão ampliar a presença em escolas e em diferentes pontos da cidade, além de contar com mais estrutura para os atendimentos realizados nas vias.

Semana Nacional de Trânsito
Anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro, os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) unem esforços para celebrar a Semana Nacional de Trânsito. Este é um momento de intensificar as ações de educação, fiscalização e engenharia, buscando engajar toda a sociedade na construção de um ambiente viário mais seguro e humano.

Neste ano, a mensagem central das campanhas educativas promovidas é: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. O foco é a redução de velocidade, uma medida fundamental para diminuir a gravidade dos sinistros e proteger as pessoas, que são o elemento mais frágil no trânsito.