quinta-feira, 22, outubro, 2026, 10:01
CIDADESJUNDIAÍPOLÍCIA

Ladrões de farmácia de Jundiaí são presos em Barueri

Três homens, de 18, 21 e 23 anos, foram presos e um adolescente de 16 anos foi apreendido na noite de quarta-feira (21), no bairro Tamboré, em Barueri, após uma perseguição que terminou em colisão entre o carro em que estavam e uma viatura da Guarda Municipal.

Equipes da corporação faziam patrulhamento quando receberam a informação de que um Honda HR-V vermelho circulava com placas incompatíveis com o registro do veículo.

O carro foi localizado e a ordem de parada foi desobedecida. O motorista acelerou e iniciou-se o acompanhamento, com manobras perigosas pelas vias da região.

Durante a fuga, o HR-V colidiu com a viatura da Guarda Municipal. No momento do abalroamento houve um disparo acidental de arma de fogo de um dos guardas. Ninguém ficou ferido.

Após a abordagem, os três ocupantes maiores de idade e o adolescente foram identificados. Em revista ao veículo, os guardas encontraram um simulacro de arma de fogo e um capuz.

A consulta aos sinais identificadores confirmou que o HR-V, fabricado em 2021, é produto de furto registrado na cidade de São Paulo e circulava com placas diferentes das originais. O carro foi recuperado e devolvido à proprietária, que é a vítima do furto.

Segundo o apurado, o grupo seguia para a região de Campinas com o objetivo de praticar roubos contra farmácias. Os conduzidos relataram que receberam a informação sobre o local onde o veículo estaria disponível e embarcaram nele em Pirituba, na zona norte da capital.

Um dos presos admitiu que o adolescente havia sido recrutado para participar da ação e que receberia entre R$ 5 mil e R$ 7 mil. O menor contou que as toucas e o simulacro já estavam no carro quando o grupo partiu e que tentou desistir, mas os demais disseram que não havia mais como recuar.

O HR-V vermelho é apontado como o mesmo veículo usado como apoio no roubo à Drogaria São Paulo, em Jundiaí, na madrugada do mesmo dia 21.

Na ação em Jundiaí, dois homens renderam a funcionária do caixa, uma cliente que era atendida no balcão e os demais funcionários. Todos foram levados para salas nos fundos do estabelecimento, onde os criminosos exigiam a abertura do cofre e as canetas de Mounjaro.

O grupo também levou Venvance e diversas marcas de insulina. Uma das vítimas foi atingida com uma coronhada na cabeça.

Uma funcionária que estava em uma sala fechada percebeu o assalto e acionou a polícia. Uma equipe de perícia esteve no local ainda na madrugada.

A ocorrência de Barueri foi registrada na Delegacia de Polícia da cidade, onde o delegado Victor Lucian Dantas Ferreira determinou o indiciamento dos três maiores por receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, corrupção de menor e associação criminosa. O adolescente responde por atos infracionais equivalentes a receptação, adulteração de sinal identificador e associação criminosa.

Foram apreendidos o simulacro, o capuz, as placas adulteradas e os celulares dos envolvidos. A arma e as munições do guarda municipal que efetuou o disparo também foram recolhidas para perícia.

A autoridade policial representou pela conversão das prisões em flagrante em prisão preventiva, e o adolescente permaneceu apreendido.