terça-feira, 3, novembro, 2026, 18:08
CAMPO LIMPO PAULISTA

Projeto cultural Teatro nas Escolas leva espetáculo a alunos da rede pública de Campo Limpo Paulista

O projeto Teatro nas Escolas já levou o espetáculo “O Treco da Pata Choca”, do Grupo Último Tipo, a oito escolas municipais de Campo Limpo Paulista, alcançando quase 1500 estudantes desde o início da circulação, em 24 de setembro. A programação segue até 16 de novembro, com apresentações previstas em outras sete unidades de ensino. A expectativa é beneficiar quase 4 mil estudantes ainda em 2026.

As apresentações acontecem dentro das unidades de ensino, durante o período letivo, proporcionando às crianças o contato com o teatro e propondo reflexões sobre a preservação ambiental.

As primeiras apresentações foram bem recebidas pelas equipes escolares e pelos estudantes. “Gostamos muito de realizar o Teatro nas Escolas em Campo Limpo. Como sempre, fomos muito bem recebidos pelos responsáveis pelas unidades escolares, que nos acolheram com muito carinho. Isso nos deixa ainda mais animados para retribuir essa recepção com apresentações sempre em alto-astral”, afirma Velú Carvalho, integrante do Grupo Último Tipo.

Segundo a artista, as crianças têm demonstrado interesse pela montagem e compreendido a proposta de conscientização ambiental. “Percebemos que eles se divertiram e aprenderam um pouco mais sobre a importância de cuidar do meio ambiente.” Entre os elementos que mais despertam a atenção dos estudantes estão os objetos cênicos construídos com materiais recicláveis, a música e a dinâmica da encenação, marcada pela troca de personagens e pelo ritmo envolvente.

O espetáculo também tem uma trajetória de mais de 15 anos. Criada em 2009, a montagem passou por adaptações ao longo do tempo, acompanhando as transformações do público e os novos hábitos das crianças, especialmente com a chegada dos smartphones. A temática ambiental, porém, permanece a mesma e, na avaliação de Velú, tornou-se ainda mais necessária diante do agravamento dos problemas ecológicos.

“O teatro é sempre vivo e orgânico. Por isso, algumas mudanças são inevitáveis ao longo de uma trajetória tão longa. O público mudou, principalmente com a chegada dos smartphones, e isso nos levou a fazer ajustes no texto e revisar algumas cenas. O tema, porém, continua o mesmo e se mostra cada vez mais necessário”, explica.

A relação com o público infantil também reserva momentos marcantes para o grupo. “Sempre temos experiências que aquecem o nosso coração. Um exemplo é quando uma criança se aproxima e diz: ‘Vou me lembrar dessa peça pelo resto da minha vida’”, conta Velú.

Uma aventura para falar sobre o meio ambiente
Em “O Treco da Pata Choca”, tudo começa com uma explosão. Animais fogem de um cenário caótico, enquanto um ovo vai parar no centro do palco. Uma pata surge grasnando à procura do ovo perdido, encontrado e levado por uma figura humana. A busca mobiliza diferentes animais e elementos da natureza, conduzindo o público por uma aventura que aborda a interdependência entre os seres vivos e a formação dos ecossistemas.

Com música ao vivo, cenário e figurinos produzidos com materiais reciclados, o espetáculo trata da questão ambiental de maneira lúdica e acessível às crianças. A proposta é estimular a curiosidade e a reflexão sobre a natureza por meio da experiência teatral, sem deixar de lado o humor, a música e a diversão.

Fundado em 1988, o Grupo Último Tipo desenvolve trabalhos que integram música, teatro, comicidade, elementos visuais e diferentes linguagens artísticas. Ao longo de mais de três décadas de atividades, o grupo, atualmente sediado em Campinas (SP), construiu um repertório para públicos infantil e adulto, com montagens como “O Livro de Rebeca”, “Animambembe”, “Rio que passa lá” e “O Amor… e Outras Piadas”. Também realiza projetos educativos e culturais, oficinas e apresentações em escolas, teatros, festivais e espaços culturais de diversas cidades brasileiras, além de produzir trilhas sonoras para animações e trabalhos audiovisuais e lançar álbuns e CDs.

Teatro nas Escolas
O Teatro nas Escolas é um projeto cultural que leva espetáculos teatrais a instituições de ensino, abordando temas como preservação ambiental, cidadania, valores sociais e respeito à diversidade. Desde 2005, a iniciativa já passou por mais de 30 cidades de três estados brasileiros e alcançou mais de 130 mil pessoas.

Idealizado pela Direção Cultura, empresa especializada em leis de incentivo que há 26 anos atua com projetos culturais, sociais e esportivos, o projeto promove o acesso à arte e à cultura no cotidiano escolar. A circulação de “O Treco da Pata Choca” em Campo Limpo Paulista conta com patrocínio da thyssenkrupp, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em 2024, o Teatro nas Escolas também passou pelo município, quando 27 unidades escolares foram contempladas, beneficiando quase 12 mil estudantes da rede pública local.

Sobre a thyssenkrupp
Patrocinadora de vários projetos culturais em Campo Limpo Paulista, como as Oficinas Culturais e o Teatro nas Escolas, a thyssenkrupp é um grupo industrial e de tecnologia internacional com mais de 93.000 colaboradores em todo o mundo. No ano fiscal 2024/2025, a empresa gerou um faturamento de aproximadamente €33 bilhões, com operações em 48 países. Suas atividades estão organizadas em cinco segmentos: Automotive Technology, Decarbon Technologies, Materials Services, Steel Europe e Marine Systems.

Com amplo know-how tecnológico, excelência em engenharia e elevada capacidade de inovação, a thyssenkrupp é líder tecnológica em diversos mercados, desenvolvendo soluções para os desafios do futuro. Cerca de 3.900 colaboradores atuam em pesquisa e desenvolvimento globalmente, com foco principal na proteção climática e transição energética, na transformação digital da indústria e na mobilidade do futuro.

O portfólio de patentes da thyssenkrupp inclui atualmente cerca de 17.000 patentes e modelos de utilidade, reforçando a posição de liderança do grupo em tecnologia e inovação. A empresa persegue metas climáticas ambiciosas, atuando ativamente na otimização de sua eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, apoia clientes e parceiros industriais na conquista de seus objetivos de descarbonização, desempenhando um papel central no avanço da transformação verde.

Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval e tecnologias para descarbonização. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2024/2025 um faturamento equivalente a R$ 6,2 bilhões.

← Voltar para a capa do Jornal da Região