Vans escolares passam por fiscalização em Várzea

A Secretaria de Trânsito de Várzea Paulista vem realizando, no Jardim Bertioga, a vistoria das vans particulares que realizam o transporte escolar.

De acordo com a secretária da pasta, Simone Bifani, o objetivo é vistoriar cerca de 170 veículos pelo departamento com apoio do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito).

“Após as averiguações, os veículos que estiverem em situação regular receberão o selo de aprovação do transporte escolar, para o primeiro semestre deste ano”, explicou.

De acordo com a gestora, 40 motoristas conseguiram a documentação junto ao Detran, inclusive o laudo técnico do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que comprova o bom estado do carro para transportar os alunos.

Após a vistoria, caso seja identificada alguma pendência de documentação, os motoristas têm prazo para regularização.

O trâmite, feito em conjunto por agentes da Prefeitura e do Detran, torna o processo mais rápido e prático para os condutores, segundo Simone.

“Várzea Paulista é o único município da região que faz esses procedimentos, dessa forma. Assim, os motoristas não precisam agendar datas diferentes para comparecer à Secretaria de Trânsito e, depois, ao Detran”, relata a secretária.

Para a liberação do transporte no segundo semestre, será feita uma nova vistoria no meio do ano.

Orientação aos pais
A gestora orienta que, antes de contratar um serviço de transporte escolar particular, os pais devem exigir o selo emitido pela Prefeitura.

“O adesivo oficial é fixado no para-brisa, de forma visível. Sem ele, os motoristas não estão liberados para realizar o transporte dos alunos”.

Endereço
A Secretaria de Trânsito está localizada na Avenida Bertioga, 881 – Jardim Bertioga. A vistoria está sendo feito entre as 8 e 11 horas e, à tarde, entre as 13 e 14 horas.