Morre um dos fundadores da Astra

Jundiaí perdeu nesta quinta-feira (09) um dos fundadores do grupo Astra. José Augusto Pinto Paes morreu aos 90 anos. Ele era descendente de Fernão Dias Paes, um dos mais afamados bandeirantes paulistas.

Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP, trabalhou na Prefeitura de Jundiaí e foi professor de cálculo e da área industrial, vocação herdada de sua mãe, Ana Pinto Duarte Paes, que dá nome a uma escola estadual no bairro Ponte São João.

Em 1957, Paes juntou-se a um grupo de amigos para assumir a administração da marcenaria do seu irmão João Carlos Duarte Paes. Dessa união nasceu a Astra, que também contou em sua sociedade com outro irmão de José Paes, o Geraldo Pinto Duarte Paes, que trabalhava com seguros na época.

Além de estar envolvido na administração da Astra, José Paes sempre manteve uma construtora, responsável entre outras obras pela construção do tradicional Mercadão do Vianelo, do prédio da Câmara Municipal e dos escritórios da Vulcabrás, todos em Jundiaí. Em 1994, em sociedade com o genro, Nestor Gregori, fundou a Paes & Gregori, incorporadora à frente da obra do Hotel Ibis Jundiaí, inaugurado recentemente.

Paes foi casado com a professora Iris Cassatella Paes por 64 anos. Da união, nasceram a filha Ana Lúcia Cassatella Paes, dois netos e um bisneto. O casal sempre se orgulhou do que realizou ao longo da vida. A satisfação em dar à sociedade um retorno em troca do sucesso de seus empreendimentos foi o motor que levou Paes e Iris a este resultado.

José Augusto Pinto Paes foi sepultado às 17 horas no Cemitério Parque dos Ipês, no bairro do Retiro, em Jundiaí.