Dia 1º tem show da Jazz Sinfônica de SP

A primeira orquestra a se apresentar na temporada 2017 dos Concertos Astra-Finamax é a aclamada Jazz Sinfônica de São Paulo. Conhecida por sua formação bastante singular, o grupo une a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz. O resultado é uma sonoridade exclusiva, que lhe tem conferido ótimas avaliações da crítica nacional, além de atrair cada vez mais os olhares do público.

Com 28 anos de atividades ininterruptas, a Jazz Sinfônica já se apresentou ao lado de grandes nomes como Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, João Bosco, Toquinho, Paulinho da Viola, Daniela Mercury, John Pizzarelli, Stanley Jordan e muitos outros.

Para o espetáculo que marca o início da 20ª edição dos Concertos, a orquestra realiza uma apresentação especial ao lado do expoente Nelson Ayres Trio. Idealizado pelo pianista, arranjador e compositor Nelson Ayres, o trio também traz em sua formação o baixista Alberto Luccas e o baterista Ricardo Mosca.

Durante nove anos, Nelson Ayres assumiu a regência e a direção artística da Orquestra Jazz Sinfônica, fato que contribui diretamente para a sintonia e afinidade entre ambas as partes. “Já ter feito parte da Jazz tem um significado muito especial para mim. Poucas orquestras do mundo se dedicam à música popular com roupagem sinfônica”, revela Ayres.

Entre as obras escolhidas para o repertório, destaque para “Olé”, de Nelson Ayres, “Saudades do Brasil”, de Antônio Carlos Jobim, “Odeon”, de Ernesto Nazareth e “Bye Bye Brasil”, de Roberto Menescal e Chico Buarque, com arranjos de Nelson Ayres.

Segundo o pianista, o Nelson Ayres Trio possui uma característica em comum com o jazz: o improviso. “O trio trabalha muito a questão da improvisação à medida que as músicas são tocadas, ao contrário da música clássica”, revela Ayres.

Além do espetáculo, o público também será agraciado com uma palestra educativa ministrada pelo maestro João Maurício Galindo, que será realizada na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”, em Jundiaí. A novidade tem como objetivo aumentar as possibilidades de conhecimento das expressões artísticas e estilos musicais às pessoas.

Serviço

Palestra Educativa

Data | 1 de abril de 2017

Local | Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”

Rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro, Jundiaí

Horário | 19h

Entrada franca

Concerto

Data | 1 de abril de 2017

Local | Teatro Polytheama

Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro, Jundiaí

Horário | 20h30

Valor | R$ 10,00