Radares não foram instalados em Jundiaí

Mais uma notícia falsa “viralizou” em Jundiaí e se espalhou rapidamente. Ela afirma que os radares voltaram a funcionar em várias avenidas. A mensagem  por WhatsApp ou Facebook chega a dar endereços dos supostos radares.

A Prefeitura de Jundiaí informa que não há radares em operação no município. A única Prefeitura que retomou os radares foi a de Itatiba, onde o prefeito Douglas Augusto autorizou o funcionamento de equipamentos para avanço de velocidade (média de 40 a 50 Km/h na cidade), de avanço de semáforo e para quem “queima a faixa de pedestre”.

Veja a nota da Prefeitura de Jundiaí ao “Jornal da Região”:

“A Unidade de Mobilidade e Transporte informa que não há previsão para a abertura de licitação para a instalação de radares, que não estão funcionando em Jundiaí desde 2015. Portanto, a informação de que os aparelhos estariam em funcionamento não procede. Neste momento, o setor de trânsito realiza ações para a melhoria da sinalização de solo e a orientação dos condutores.”

Homem no poste

Mas algumas pessoas compartilharam foto de um homem trabalhando nas câmeras dos cruzamentos da cidade. Esses equipamentos são para leitura de placas do sistema de monitoramento da Guarda Municipal de Jundiaí.