Programação do fim de semana tem ‘Encontros Literários’ e ‘Conexão Cultural’

A programação cultural da cidade neste fim de semana traz a continuação das ações dos programas “Encontros Literários” e “ Conexão Cultural”, além dos horários estendidos de abertura ao público, das 9h às 16h, neste sábado (23) e domingo (24), no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e no Museu da Cia. Paulista.

Pelo programa “Encontros Literários”, a Sala dos Relógios do Complexo Fepasa recebe, nesta sexta-feira (22) e sábado, a 3ª Festa de Histórias. Em parceria com a Cia. na Ponta da Língua, a programação difunde a arte de contar histórias e debate o oficio do contador, e para participar, os interessados devem se inscrever no telefone (11) 4522-4727 e retirar os ingressos gratuitos na Unidade de Gestão de Cultura, que fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, Complexo Fepasa.

A programação da sexta-feira começa às 19h, com abertura oficial, seguida das participações de Giba Pedrosa e Helena Ritto (Quintal da Cultura), às 19h30, e coquetel a partir das 20h30.

Já no sábado, o programa começa com Roda de Prosa, um bate-papo com histórias de Regina Machado, Kelly Orasi e Paulo Freire, e mediação de Diana Beatriz. As inscrições devem ser feitas online. A programação segue às 14h com apresentação do Coral Divino Infantil; às 14h30, com Kelly Orasi e Marcos Coin; às 15h, com Cris Miguel (Baú de Histórias da TV Cultura); às 16h, com Regina Machado; às 16h30, com Paulo Federal; às 17h, com Mafuane Oliveira. Das 17h30 às 18h30, está marcada uma roda de histórias voluntária, e programação segue às 19h, com Paulo Freire; às 19h30, com Diana Beatriz; e encerra-se com “Na Ponta da Língua”, às 20h.

Também pelos “Encontros Literários”, no sábado, das 9h às 16h, o calçadão da rua Barão de Jundiaí e os jardins do Solar recebem um Varal de Poesias. Intervenção irá contar com a participação dos autores das academias literárias da cidade, que irão pendurar textos de sua autoria em varais para compartilhá-los com a população.

Em continuação à grafitagem iniciada pelo Conexão Cultural no Terminal Eloy Chaves, o muro de cerca de 70 metros localizado em frente ao terminal receberá a mesma intervenção artística, neste sábado, das 9h às 17h. A ação conjunta das Unidades de Gestão de Cultura e de Mobilidade e Transporte foi batizada de “Sopa de Letras” e contará com a participação de cerca de 40 grafiteiros, profissionais e amadores, e músicos.

Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão

Além do Varal de Poesias no calçadão da Barão e nos jardins do Solar, recentemente revitalizados e com novo projeto paisagístico, o Museu também traz como destaque a exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”, que conta a história dos trabalhadores envolvidos nas principais atividades econômicas fortalecidas na cidade.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, e seus telefones para contato são 4521-6259 e 4586-8414.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

Além de sua mostra permanente, a Pinacoteca traz a exposição “Cores e Formas”, da artista plástica Alice Vilhena, com telas em que, através de técnicas de luz e sombra sobre formas quadriculadas e listradas, a artista trabalha com volume e reflete seu percurso e estilo artísticos.

Outros destaques da Pinacoteca são os quadros em óleo sobre compensado marítimo “Ressurreição de Lázaro”, “Via Crucis”, “Pietá”, “Cristo” e “São Francisco” do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin, recentemente restaurados.
A Pinacoteca fica na Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e o telefone para contato é (11) 4586-2326.

Teatro Polytheama e Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani

O Teatro Polytheama segue com a sua programação regular para o mês de setembro. A bilheteria para os espetáculos fica aberta nesta sexta-feira (22), das 13h às 17h, e neste sábado (23) e domingo (24), das 14h às 17h. Como há espetáculos nas três noites, a bilheteria estende seu funcionamento até o início de cada apresentação para venda exclusiva dos respectivos espetáculos.

Já na Galeria de Arte segue neste sábado (23), das 9h às 13h, a exposição da mostra coletiva “Brechas: danos e certezas”, com pinturas, desenhos, esculturas, objetos e fotografias de 24 artistas.

O Teatro e a Galeria de Arte ficam na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.

A programação do fim de semana e toda a agenda cultural da cidade podem ser consultadas no Aplicativo Jundiaí, ferramenta que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura, e fica disponível para ser baixado no site.