UBS tem fila por causa de vacina

Alguns leitores estão reclamando do atendimento de várias UBSs por conta da vacinação contra febre amarela. Em algumas unidades a fila dobra o quarteirão e os leitores mandaram foto.

A fila na UBS do Novo Horizonte na manhã desta quarta-feira se formou somente para pegar senha. As pessoas começam a chegar às 06h30 para pegar uma senha. Antes elas eram distribuídas a partir das 8h, mas agora somente a partir das 9h, sendo que são somente 150 senhas de manhã e 150 à tarde, e somente dois dias por semana.

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) informa que, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Novo Horizonte faz a distribuição de senhas desde o início da liberação de vacinação contra febre amarela para toda a população. A medida é adotada para que o atendimento não seja comprometido apenas com um serviço, já que as Ubss também oferecem consultas, coletas de exames, curativos e distribuição de medicamentos.

Para facilitar o acesso da população ao atendimento, desde agosto algumas UBSs estão funcionando em horário especial aos sábados. Foram realizadas três ações especiais nos dias 26 de agosto, 2 e 16 de setembro com este objetivo, sendo a média de aplicações nestes dias de 4,5 mil doses.

Não há falta de vacinas. Vale ressaltar que, a cidade, não está em situação de epidemia, nem registra casos em humanos. As doses contra febre amarela fazem parte do calendário vacinal e estão disponíveis, uma vez por semana, em cada UBS da cidade, conforme calendário divulgado.

%d blogueiros gostam disto: