Prefeitura nega fechamento da Unidade de Saúde da Vila Ana

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) esclarece que não é verdadeira a informação sobre a unificação e ou fechamento da UBS Ana.

Somente foram realizados estudos, ainda no início do ano, com relação à rede de atendimento de Jundiaí.

O projeto para unificação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ana com UBS Anhangabaú foi apenas estudado, não sendo apresentado para análise dos Conselhos (Municipais ou das UBSs).

Qualquer modificação na rede exige a aprovação dos conselhos para ser colocada em prática, situação que não ocorreu.

Moradores preocupados
Os moradores da Vila Ana enviaram manifesto contra o fechanento da Unidade de Saúde.

“Nós, usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Ana – moradores da Vila Ana, Jardim Anhanguera, Jardim Paulista I e II, Jardim da Serra, Jardim Santa Adelaide e Vila Japi, vimos por meio desta repudiar veementemente o “Estudo” apresentado pela Secretaria de Saúde de Jundiaí (Plataforma de Gestão e Promoção da Saúde), de unificação dos serviços de saúde oferecidos nas Unidades dos bairros Vila Ana e Anhangabaú.

De acordo com a proposta apresentada, a USF Vila Ana seria fechada e os serviços transferidos para a Unidade Básica de Saúde do Anhangabaú.

Nós moradores da região, usuários desse serviço, não aceitamos essa mudança e lutaremos pela manutenção da nossa Unidade que foi conquistada com muito esforço e hoje conta com um excelente trabalho, fazendo com que a população local se sinta plenamente acolhida e atendida em suas necessidades no tocante aos serviços ali disponibilizados.

Os profissionais desta Unidade “abraçaram” os moradores da Vila Ana e entorno do “Postinho”, de forma a oferecerem um atendimento humanizado, diferenciado, que inclusive é modelo na cidade.

Além do atendimento médico, a Unidade conta com diversos programas de promoção da qualidade de vida como Ginástica, Zumba, Palestras e Orientações preventivas, atividades culturais, entre outros.

O local hoje significa um espaço de convivência dos moradores e demais usuários, visto que o bairro não conta com equipamentos públicos. Toda a atenção oferecida, desde a prevenção até o tratamento, foram conquistas da comunidade e dos profissionais que ali atuam, sempre de forma responsável, porém sem deixar de lado o sorriso e a palavra amiga. Entretanto com a mudança proposta, todo esse trabalho será extinto.

Outro ponto que merece destaque, é com relação à mobilidade, embora sejam bairros “vizinhos” a UBS do Anhangabaú, não é tão próxima da Vila Ana, o que dificultaria irremediavelmente o acesso ao equipamento, inclusive e principalmente dos idosos e mães com crianças de colo, que em sua maioria, não dispõem de condução própria.

A unidade Vila Ana é referência em Jundiaí pelo ótimo atendimento, então não há motivos para fechar e interromper um trabalho desses e sim, pensar em melhorias para a unidade, como mais médicos e a Construção da sede própria no território de abrangência da USF Vila Ana. Rede Social da Vila Ana”