Adiado para 17 de janeiro o fim da TV analógica

A Anatel e as operadoras de TVs decidiram adiar para o dia 17 de janeiro o fim do sinal da TV analógica na região. O motivo é que a adesão à TV Digital não atingiu a meta de 90% das residências.

As emissoras vão intensificar as campanhas nos próximos dias, para mostrar as vantagens da TV Digital. Depois deste prazo, os consumidores só vão conseguir assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com a mudança, a transmissão de canais da TV aberta no Brasil será realizada com melhor qualidade e mais estabilidade, sem chuviscos, ruídos, chiados e interferências.

Para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo.

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal.
Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, a orientação da Anatel é que o consumidor consulte o fabricante.