Foliões terão Desfile e 16 opções de blocos no Carnaval de Jundiaí

Em reunião no 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), nesta quinta-feira (25), foram apresentadas as definições de datas, horários e locais dos trajetos das escolas de samba e dos blocos carnavalescos de Jundiaí.

O encontro na Polícia Militar foi mais um da série para discussão das tratativas para o Carnaval em Jundiaí, com representantes das Unidades de Gestão de Cultura (UGC), Mobilidade e Transporte (UGMT), Governo e Finanças (UGGF) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), além da Guarda Municipal, Polícia Militar (11º e 49º batalhões), Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Juizado de Menores.

Os desfiles das escolas de samba serão realizados na avenida União dos Ferroviários, entre o Terminal Vila Arens e a Associação Amarati, a partir das 20 horas.

No dia 10 de fevereiro (sábado), desfilam as escolas do Grupo Especial: G.R.C. Arco-Íris Acadêmicos do Samba, União da Vila Rio Branco, Leões da Hortolândia, Unidos da Zona Leste. Na mesma noite desfilam as escolas do Grupo de Acesso: Caprichosos de Jundiaí, União do Povo, Mocidade Alegre e Marujos da Zona Sul. Já os trajetos, datas e horários dos blocos foram definidos conjuntamente com os representantes, levando-se em conta os públicos estimados e a adequação dos locais.

Durante os encontros, tratou-se da campanha educativa direcionada aos foliões e definiram-se os efetivos e viaturas das forças de segurança, a quantidade de lixeiras e de agentes para varrição dos espaços públicos, os números de agentes de cada Unidade de Gestão da Prefeitura nos dias de eventos, bem como os locais de estacionamentos e de interdições e a quantidade de transporte público reforçado para chegada e dispersão dos foliões.

Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, as definições e os esforços coletivos visam à segurança dos foliões e dos cidadãos, que optarem pelo descanso nos dias de Carnaval. “É importante esclarecer que a nossa única intenção nas tratativas com os carnavalescos era de reduzir quaisquer riscos a todos os envolvidos, transferindo os blocos de áreas problemáticas para espaços em que os foliões pudessem se divertir com segurança”, afirmou. “E, na linha do ajuste fiscal implantado pela atual gestão, publicamos um edital de chamamento público para obtenção de patrocínio, que fica aberto até esta segunda-feira (29)”.

O tenente-coronel do 11º BPMI, Henrique Neto, destacou a atuação dos setores da Prefeitura envolvidos nas tratativas da programação. “As tomadas de decisões conjuntas prezam sempre pela organização e segurança do evento. Tudo transcorre dentro do cronograma previsto, com a mais absoluta responsabilidade”, ressaltou.

Um último encontro entre os representantes ficou marcado para terça-feira (30), ocasião em que serão analisados detalhes finais acerca da logística e da segurança da festa, bem como a definição do gabinete de gestão de segurança durante os dias de Carnaval.

CONFIRA AS DATAS, HORÁRIOS E TRAJETOS

Carnaval 2018

Escolas de Samba

Local dos desfiles: Avenida União dos Ferroviários, entre o Terminal Vila Arens e a Associação Amarati

Dia Horário Escolas
10 de fevereiro (sábado) 20h Grupo Especial: G.R.C. Arco-Íris Acadêmicos do Samba, União da Vila Rio Branco, Leões da Hortolândia, Unidos da Zona Leste
Grupo de Acesso: Caprichosos de Jundiaí, União do Povo, Mocidade Alegre e Marujos da Zona Sul

 

Blocos

Dia Horário Bloco Trajeto
4 de fevereiro (domingo) das 15h às 18h Mamãe eu quero Parque da Cidade
das 16h às 20h Afro Kekerê Avenida União dos Ferroviários, entre rua Abolição e supermercado Extra
das 16h às 20h Basta vir e se divertir Vetor Oeste – entre os bairros Almerinda Chaves e Novo Horizonte
9 de fevereiro (sexta-feira) das 15h às 20h Refogado do Sandi Centro – ruas do Rosário e Barão de Jundiaí
10 de fevereiro (sábado) das 10h às 15h Carne com Queijo Vila Progresso –  rua Capitão Curado e praça Getúlio Vargas
das 14h às 17h Ponte Torta Centro – ruas do Rosário e Barão de Jundiaí
das 16h às 19h Amigos da Ponte Torta Avenida União dos Ferroviários, , entre o Terminal Vila Arens e a Associação Amarati
11 de fevereiro (domingo) das 14h às 20h Marujios da Zona Sul Jardim Santa Gertrudes
das 14h às 20h Loki Centro – ruas do Rosário e Barão de Jundiaí
das 14h às 20h Galo Doido Avenida Jurandyr de Souza Lima – atrás do estádio Dr. Jayme Cintra
12 de fevereiro (segunda-feira) das 10h às 14h Super Poder Rosa Centro – ruas do Rosário e Barão de Jundiaí
das 15h às 18h Continuamos na Nossa Centro – concentração na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto)
das 15h30 às 19h30 Agora é Noizzz Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Benedito de Lima – avenida Osmundo dos Santos Pelegrini, nº 1.364, Retiro
13 de fevereiro (terça-feira) das 14h às 20h Bloco do Rato Jardim Novo Horizonte
das 16h às 20h Leões da Hortolândia Avenida União dos Ferroviários, entre o Terminal Vila Arens e a Associação Amarati
17 de fevereiro (sábado) das 14h às 20h Órfãos do Fígado Centro – ruas do Rosário e Barão de Jundiaí