Jundiaí vai distribuir 150 mil preservativos para evitar propagação da Aids

O Carnaval está chegando e a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/AIDS, em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), preparam iniciativas para a segurança dos foliões, desde a oferta de 150 mil preservativos até fixação de faixas educativas e intervenções artísticas. Todas as ações são realizadas sem deixar de lado o respeito ao dinheiro do contribuinte.

Por conta da tradição e por abrir as festividades na cidade, o bloco Refogado do Sandi, dia 9, contará com interação da equipe do CTA juntamente com atração teatral alusiva ao tema.

“O bloco é o mais antigo da cidade, no Centro, e com grande aglomeração de pessoas. O CTA fará a distribuição de preservativos neste dia. Os demais organizadores de blocos terão disponíveis ao menos 10 caixas de preservativos que poderão fazer a distribuição para os foliões”, detalha a psicóloga do CTA, Milena Luckesi de Souza. No dia 13, encerramento da folia, a equipe também estará presente no coletivo Cume, na Praça do Fórum.

A priorização das ações no início e no término da folia também tem como motivação a economia gerada com a contenção dos gastos em horas extras, que seriam dispensadas para que servidores fizessem a distribuição. Com o montante, estimado em R$ 9,5 mil é possível custear 2 mil exames de sangue.

“Os preservativos estão disponíveis nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS), durante o ano todo, assim como a oferta de testes rápidos e tratamentos gratuitos. A conscientização sobre os riscos à saúde, acontece diariamente nos atendimentos realizados na rede básica”, ressalta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Como complemento às ações, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) instalará mais de 90 faixas educativas em todos os locais de desfile e aglomeração carnavalesca sobre temas diversos como: risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis sem o uso do preservativo, ingestão de álcool associada à direção e até lembretes sobre a importância de manter o corpo hidratado com água.