Prefeitura de Itatiba limpa produto após derramamento

No dia 26, no fim da tarde, a Prefeitura de Itatiba foi notificada de que um caminhão transportando um produto viscoso transitava pela região da Avenida da Saudade, próximo ao Cemitério Municipal, até a Avenida Santo Antônio, com um vazamento.

Imediatamente, servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizaram um serviço essencial para a preservação do meio ambiente: a limpeza da substância que foi relatada como tóxica. O trânsito na região precisou ser interditado, visando garantir a segurança dos motoristas, que foram orientados quanto aos desvios. Defesa Civil e Departamento de Bombeiros também foram acionados.

“Para o transporte desse tipo de produto, as transportadoras devem tomar todo o cuidado necessário, conforme preconiza as leis de trânsito, pois um único caminhão causou todo esse transtorno, além do deslocamento de diversos departamentos, para a liberação da área contaminada”, explicou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, engenheiro Herminio Geromel Junior.

O serviço, que seguiu até as quatro horas da manhã, contou com a presença de um técnico da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Houve a aplicação de areia e serragem no local do derramamento, ação realizada para absorver o produto, que não chegou a atingir nenhum curso d’água.

“Muito importante também ressaltar o empenho e a dedicação de todos servidores que se mantiveram lá, mostrando todo o preparo para agir de forma rápida e eficiente, além da participação da empresa JOFEGE, que assim que acionada, nos auxiliou, disponibilizando máquinas e efetivo para agilizar o processo”, agradeceu o secretário.

A empresa responsável pelo acidente foi identificada e será acionada e a Prefeitura tomará as medidas cabível nessa situação.

Relembrando

Esta não foi a primeira vez que os servidores da Secretaria se dedicaram durante a madrugada, em um serviço que exigia máxima celeridade. Em 2017, a ponte localizada na Avenida Marechal Deodoro passou por uma intervenção emergencial de reconstrução da sua cabeceira.

O serviço, que reforçou o solo que estava em um estágio avançado de erosão e também recebeu capa asfáltica, teve início às 7h de um dia, se estendendo até as 1h30 do outro.