Inscrições abertas para exame de conclusão do ensino fundamental e médio em Campo Limpo

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), destinado às pessoas que não concluíram a educação básica na idade regular, está com inscrições abertas. O exame permite tirar o diploma do ensino fundamental e do ensino médio, desde que alcancem a nota mínima na prova.

Gratuito, o Encceja é uma boa alternativa para quem abandonou a escola e deseja retomar os estudos. Com a certificação em mãos, é possível dar continuidade à vida escolar, seja fazendo cursos técnicos ou cursos superiores, além de ter a oportunidade de participar de concursos públicos.

As inscrições para o exame são recebidas via internet, por meio do site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. O sistema receberá cadastros até dia 27 de abril.

Quem precisar, pode ir até os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do município, nos quais as inscrições estão sendo realizadas das 8h às 17h. Já a EMEF Francisco Monlevade atende no período noturno, das 19h às 22h.

Os documentos necessários para inscrição são: RG, CPF e comprovante de residência.

Os endereços são:
CRAS Botujuru – Avenida João Julião Moreira, 655, Botujuru

CRAS Centro – Rua Borba Gato, 156, Vila Thomazina

CRAS São José – Estrada da Bragantina, 1871, São José

EMEF Monlevade – Rua Maria do Carmo Cardoso, 11 – Vila Cardoso

Mais
Para tentar o diploma de nível fundamental, o candidato deve ter idade mínima de 15 anos. Já para tirar a certificação de ensino médio, é exigida idade mínima de 18 anos.

A inscrição para o Encceja 2018 é gratuita, mas quem se inscreveu na edição 2017 do exame e não compareceu às provas precisa justificar a ausência para ter direito à gratuidade. Quem não realizar a justificativa e quiser participar novamente terá que pagar uma taxa de reembolso ao governo.

Data das provas
Os testes, compostos por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, além de uma redação, serão aplicados no dia 5 de agosto, em dois horários: das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

A divulgação dos resultados do Encceja 2018 está prevista para o último trimestre 2018.