Cidades da região suspendem aulas na segunda. Vinhedo e Itatiba decretam Situação de Emergência

As cidades da região definiram nesta sexta-feira (25) o cancelamento das aulas nas redes municipais por conta das paralisações dos caminhoneiros nas estradas de todo o país. Vinhedo e Itatiba decretam situação de emergência.

Louveira foi a única que decidiu, até o momento, manter as aulas, já Cabreúva e Várzea Paulista ainda não se posicionaram sobre o assunto. Veja os comunicados de cada cidade abaixo.

Vinhedo
No final da tarde desta sexta-feira, 25, o prefeito Jaime Cruz decretou Situação de Emergência no Município de Vinhedo.

Pelo decreto, todas as empresas que comercializam combustíveis no município devem assegurar prioridade para atendimento dos serviços públicos essenciais, incluindo Saúde (transporte de pacientes, distribuição de insumos e medicamentos) e Segurança (Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros).

O decreto permanece em vigor até que haja a normalização do fornecimento de combustível no município. Durante o final de semana, a Prefeitura avaliará outras questões decorrentes da crise ocasionada pela falta de combustíveis, entre elas, sobre o retorno ou não do funcionamento das escolas e das creches.

Itatiba
Visando a manutenção dos serviços essenciais à população, o prefeito de Itatiba Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira publica na Imprensa Oficial desse sábado (26) o Decreto 7.054/18, que declara situação de emergência pública no Município de Itatiba. Entre as medidas, estabeleceu-se que todos os estabelecimentos que comercializam combustíveis no Município ficam obrigados a assegurar prioridade, de ao menos 5% de seus estoques, de abastecimento para os veículos utilizados na prestação de serviços públicos essenciais à população.

As aulas da rede pública municipal e nas creches estão mantidas normalmente na segunda-feira (28). Para terça-feira, a situação será reavaliada na segunda. A coleta de lixo está mantida neste sábado e segunda-feira.

A TCI informou que registrou queda na frequência de passageiros nessa sexta-feira. Assim, na segunda-feira, os ônibus circulam normalmente até às 9h da manhã. Entre as 9h e às 16h, os horários serão os praticados aos domingos. Das 16h em diante, retornam a circular normalmente. A medida vale pelo menos até quarta-feira (30).

O transporte de paciente para consultas e exames em outros municípios está mantido permanentemente. Está garantido o abastecimento e o funcionamento normal dos veículos de resgate e de ambulância, permanentemente.

O patrulhamento da Guarda Municipal no Centro ocorrerá preferencialmente a pé, no Centro. Veículos da Guarda Municipal serão mantidos nos bairros em pontos estratégicos.

Estão suspensas atividades administrativas que exijam o deslocamento de veículos, inclusive transporte de atletas para a disputa de torneios e jogos em outras cidades.

Está suspenso o envio de máquinas pesadas às obras, mantendo plantão para manutenções emergenciais.

O Festival de Atletismo (26), o Dia Mundial do Brincar (26) e a Prova de Fraldinhas (27) estão MANTIDOS para seus respectivos dias.

Campo Limpo Paulista
A Secretaria de Educação de Campo Limpo Paulista informou que não haverá aula nas escolas municipais na segunda-feira (28).

Com relação ao transporte público, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista informa que a Empresa Rápido Luxo Campinas está trabalhando com defasagem de frota e não está garantindo o funcionamento integral de todas as linhas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Hospital de Clínicas está operando com um número reduzido de funcionários e já há defasagem no combustível para ambulâncias.

Cajamar
Como medida de segurança, a Prefeitura de Cajamar suspendeu as aulas nas escolas municipais no período da tarde e noturno desta sexta-feira (25), bem como, no período integral da segunda-feira (28). Cerca de 60% dos alunos não compareceram às aulas.

Os servidores municipais foram dispensados mais cedo nesta sexta. Em razão do desabastecimento de combustível, os carros oficiais somente poderão ser utilizados nos órgãos que prestam serviços essenciais em período ininterruptos, como o atendimento de Saúde, Guarda Municipal, Trânsito, Defesa Civil e Serviços Públicos.

Cabreúva
A Prefeitura de Cabreúva informou que todos os postos da cidade estão praticamente sem combustível e o abastecimento dos veículos oficiais começou a ser prejudicado. Em função disso, a Prefeitura criou um plano de atuação temporária a fim de que os transtornos sejam os menores possíveis. Os serviços essenciais e de emergência, tais como Ambulâncias, Guarda Municipal e Defesa Civil, irão operar normalmente, já os demais, como a Divisão de Serviços Gerais e demais serviços administrativos que dependem de veículos atenderão apenas casos emergenciais.

O transporte sanitário irá priorizar os pacientes com exames e tratamentos complexos, como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia, além de continuar com os serviços do Melhor em Casa.

Itupeva
A Secretaria de Educação e Cultura informou que em razão das paralisações e da falta de combustíveis, as aulas nas creches e escolas da rede municipal serão suspensas na segunda-feira (28), com o objetivo de resguardar a integridade de todos. “Temos de aguardar a normalização do abastecimento de combustíveis e demais produtos que dependem do transporte rodoviário, como alimentos destinados à merenda e outros insumos, para que não haja prejuízo às crianças e também aos profissionais da Educação de Itupeva”, explicou o secretário Fábio José Andrade, na tarde desta sexta-feira (25).

A comunicação da suspensão foi feita aos pais e responsáveis por meio das escolas e também pelos canais oficiais da Prefeitura de Itupeva. “Contamos com a compreensão de todos e reafirmamos o compromisso de zelar pelas nossas crianças”.

Os funcionários das 33 unidades escolares serão dispensados segunda-feira (28) e o dia de aula será reposto em um momento oportuno, garantindo a integridade do calendário escolar de 2018.

Na segunda-feira (28), uma nova avaliação da situação será feita pela Secretaria de Educação e Cultura e o resultado será disponibilizado à população pelos meios de comunicação da Prefeitura.

Louveira
A Prefeitura de Louveira informou que o abastecimento da frota de veículos municipais se encontra prejudicado. Pensando nisso, a Prefeitura iniciou um sistema de reorganização temporária com o objetivo de minimizar os transtornos para a população, operando em 100% os serviços emergenciais, como é o caso da Saúde (pacientes que fazem tratamento de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise).

Por motivo de segurança dos alunos, o transporte universitário está suspenso, devido a um alerta da Polícia Rodoviária às empresas que prestam serviços aos órgãos municipais.

Até o momento, de acordo com o comunicado, o transporte escolar dentro do município está previsto para operar normalmente na segunda.

Várzea Paulista
A Prefeitura de Várzea Paulista divulgou que houve um grande esforço dos servidores para para manter a prestação dos serviços à população nesta sexta, mesmo em meio à escassez de combustível em postos de gasolina. Coleta de lixo e escolas funcionaram ao longo do dia, além de outros serviços.

A coleta de lixo foi realizada em todos os bairros previstos, de maneira normal. Nas unidades de educação municipais, a frequência média foi de aproximadamente 75%. Todos os alunos que conseguiram chegar às escolas tiveram aulas ou atividades pedagógicas. Uma pequena parcela dos professores não conseguiu trabalhar, em razão das dificuldades de locomoção compreensíveis.

Durante o dia de hoje, equipes do Procon e da Unidade de Desenvolvimento Econômico de Várzea Paulista percorreram estabelecimentos comerciais, para fornecer orientações e evitar possíveis problemas de abastecimento de mercadorias.

A administração ainda não divulgou se as aulas serão canceladas na segunda.