JORNAL DA REGIÃO

JUNDIAÍ E REGIÃO

Maxi recebe Jundiaí Expo Vinhos – 2018 no fim de semana

O Dia do Vinho é comemorado nacionalmente no primeiro domingo de junho e conta com uma vasta programação em todos os polos vitivinícolas do país. Esse ano, impulsionados pelo lançamento da Rota do Vinho – rota turística que engloba 21 vinícolas da cidade – Jundiaí lança sua primeira programação comemorativa à bebida, que acontecerá entre os dias 31 de maio e 9 de junho e conta com degustações, descontos, visitas guiadas e harmonizações em suas vinícolas.

Uma das atrações inédita e mais esperada é a mostra Jundiaí Expo Vinhos 2018 que acontecerá no Maxi Shopping Jundiaí entre os dias 8 e 9 de junho – das 10h às 22h. O evento, sediado na Praça das Carpas, contará com a participação de 4 vinícolas jundiaienses que farão a exposição, degustação e venda de seus produtos: vinhos comuns secos e suaves, vinhos finos e espumantes, além outros derivados da uva e do vinho. Será uma oportunidade incrível para o contato do público com os produtores que, além dos vinhos, compartilharão suas histórias e experiências. No local haverá ainda uma pequena mostra de equipamentos e implementos históricos usados na elaboração dos vinhos. Dentre as vinícolas expositoras estão Adega Oliveira, Adega Beraldo di Cale, Adega Marquesim e Adega do Português.

Adegas participantes:
A Adega Oliveira teve seu início um pouco diferente das tradicionais adegas de Jundiaí. Em 1984, Ivan Lucio de Oliveira, com doze anos, ainda uma criança, se interessou em fazer vinho. Esta paixão veio por parte dos tios maternos, os quais, no passado, também haviam sido vinicultores. Em conversa com um dos tios, o menino anotou os procedimentos e fez sua primeira produção: dois litros de vinho branco da uva Niagara, o qual teve sua qualidade aprovada pelo pai e demais membros da família. Desta data em diante, todos os anos foram produzidos vinhos, porém sempre em quantidade modesta, não ultrapassando 300 litros. No ano de 2006, Ivan definiu que se faria uma Adega no sítio e esta seria aberta ao público. Nasce a “Adega Oliveira”, sendo sua primeira safra no ano de 2007. Como se vê, uma adega muito nova, mas que se apega nas tradições das famílias vitivinicultoras, cultivando esta paixão que remonta à milhares de anos: o nosso bom e velho amigo vinho. Atualmente produz vinhos com as variedades de uva Bordô e Máximo (IAC 138), e ganha destaque pela elaboração excepcional do vinho Niagara branco seco. Adega Oliveira localiza-se na Rua Luiz Fontebasso 397, Champirra, Jundiaí (SP). Horário de funcionamento: sábados das 9h às 17h30 e domingos das 9h às 12h. Contato: (11) 9.7201-0667.

A Adega e Restaurante Beraldo di Cale, localizada no bairro do Caxambu, tem sua história iniciada em 1928 quando Beraldo Paolini chegou a Jundiaí – já famosa na época como Terra da Uva – com o sonho de cultivar videiras. Hoje, com mais de 80 anos de história e na quarta geração da família, os parreirais do Sr Beraldo se transformaram na Adega Beraldo di Cale, homenagem ao patriarca da família nascido em Cittaducale – Itália. A vinícola elabora vinhos comuns, vinhos finos, espumantes e cachaças e possui um restaurante com pratos baseados nas receitas da família. A nova aposta da adega é o espumante elaborado com uvas Niagara. Adega Beraldo di Cale localiza-se na Estrada Municipal de Jarinu, km 12 – Caxambu, Jundiaí (SP). Horário de funcionamento:terça a domingo das 8h às 17h30. Contato:(11)4584-4330 / 4584-1049

A história da Adega Marquesim teve início no ano de 1950, quando o imigrante italiano João Adolpho Marquesim se uniu ao seu filho o Aquilino (hoje com 90 anos) para realizar o sonho de plantar uva. Adquiriram um sítio com, então, 20 alqueires e começaram o plantio das videiras. Aristeu Marquesim, filho do Sr Aquilino, guiado pelos passos do pai e do avô continuou o cultivo das videiras e iniciou a elaboração dos vinhos. No ano 2000, junto com sua esposa Sheila, realizou seu sonho de compartilhar seu trabalho com o público e fundou a Adega Marquesim. Com mais de 67 anos de história, atualmente a adega retrata novamente a união de pai e filho: Sr Aristeu continua cuidando de suas parreiras enquanto Evandro, seu filho, elabora os vinhos com as uvas cultivadas pelo pai. Hoje a produção se aproxima dos 5 mil litros de vinho elaborados a partir de cinco variedades de uvas: Niagara, Corbina, Moscato, Isabel e Bordô. A Adega Marquesim localiza-se na Avenida José Mezzalira 588 (Estrada de Ivoturucaia). Horário de funcionamento:domingo a domingo 9h às 18h. Contato: (11) 4584-6622 e 97157-0034

A história da Adega do Português se iniciou em 1965, quando o casal José e Fernanda trouxeram da Ilha da Madeira, Portugal, a esperança nas novas terras e a paixão pelo vinho. Atualmente, com 53 anos de história, a família mantém os mesmos valores dos patriarcas honrando o compromisso e respeito aos clientes e ao meio ambiente. Esse compromisso se reflete na excelente qualidade dos produtos. A adega localiza-se em um sítio encantador onde além da aquisição dos produtos o cliente pode viver uma experiência completa na visita aos vinhedos e aos barris centenários. A adega produz vinhos brancos e tintos, destilados, licores, como o Capitão Marula, entre outros produtos que acompanham maravilhosamente bem os vinhos. A mais recente inovação é o saboroso Coller de pêssego.A Adega do Português localiza-se na Avenida José Mezzalira, 4405, no Bairro do Caxambu. Horário de funcionamento: Segunda a sábado: 8h às 18h; domingos e feriados 9h às 13h. Contato:(11) 4584-1128.

Para informações e contato sobre a programação do Dia do Vinho:
https://rotasturisticas.jundiai.sp.gov.br/vinho/dia-do-vinho-2018/
(11) 4589-8580

%d blogueiros gostam disto: