Ambientalistas fazem limpeza de rio

Ambientalistas acordaram cedo neste domingo (10) para limpar o Rio Jundiaí Mirim – que faz parte do manancial que abastece Jundiaí.

O trabalho foi realizado no bairro do Caxambu.

Além de recolher detritos do leito e margens, a ação tem objetivo educacional, já que os organizadores abordam junto aos participantes os impactos do descarte irregular do lixo e seu tempo de decomposição na natureza.

A ação é realizada pela empresa Jornada Sub desde o ano de 2002.

De acordo com o executivo da empresa, Alvanir Silveira Oliveira, o Jornada, a cada ano a adesão à atividade cresce.

“No ano passado foram cerca de 200 pessoas. Neste ano acredito que o número será maior pelo interesse gerado. A conscientização de preservação do meio ambiente está sendo inserida na sociedade. Percebemos uma redução nos detritos encontrados ano a ano, mas mesmo assim ainda há muito o que se fazer pela qualidade da água e cuidado com o manancial”, detalha.

A Semana do Meio Ambiente de Jundiaí, de acordo com o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello, é um momento de reflexão sobre os cuidados com a preservação do meio ambiente.

“Jundiaí conta com leis e dispositivos de proteção da Serra do Japi, Cerrado e áreas de proteção e de mananciais. Pela importância, a bacia do Rio Jundiaí Mirim conta com o Programa Nascentes Jundiaí que tem como foco principal a recuperação das margens dos córregos e nascentes que compõem o abastecimento da cidade. A limpeza do trecho do Caxambu é uma forma de conscientizar a população sobre o cuidado com as águas, que vão chegar às nossas torneiras”, comenta.