Quadrilha rouba os Correios de Itupeva

Na manhã desta quarta-feira, dia 20 de junho, a agência dos Correios de Itupeva, localizada no Parque Amarilys, foi novamente assaltada por criminosos armados. Os elementos entraram no estabelecimento e mediante grave ameaça com armas de fogo renderam funcionários e clientes e subtraíram dinheiro, encomendas e objetos de valor. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local para o registro da ocorrência.

Viaturas da PM e da GCM patrulharam a cidade com vistas aos ladrões, porém, ninguém foi encontrado. A direção dos Correios determinou o fechamento da agência por tempo indeterminado, para fazer um balanços das encomendas e dos valores levados. Um cartaz com a informação do roubo foi afixado na porta, informando que por motivos de ‘força maior’ os serviços da agência foram temporariamente interrompidos, sendo pedida a compreensão dos usuários.

Facilidade para o crime
O novo assalto provocou muito medo aos funcionários e clientes. De acordo com um funcionário dos Correios, que pediu para não ser identificado, os bandidos encontram muita facilidade para praticar esses crimes em Itupeva devido a falta de segurança e com isso colocam a vida de muitas pessoas em risco.

Invasão na madrugada
No último final de semana a mesma agência já havia sido invadida, crime que aconteceu durante a madrugada. Criminosos entraram pelo telhado do estabelecimento.

2 assaltos em 2017
Dois roubos bem parecidos aconteceram no ano passado. O primeiro foi registrado no dia 1º de setembro e o segundo no dia 29 de novembro. Em ambas as ocorrências os criminosos levaram o dinheiro dos caixas e conseguiram fugir.

Medo
Em Itupeva, clientes e funcionários clamam por mais segurança e pedem o aumento do efetivo policial nas ruas. De acordo com clientes, depois que a agência mudou para o parque Amarilys, em frente à Praça da Bíblia, o local ficou vulnerável a assaltos, uma vez que a Praça atrai muitos desconhecidos, que têm facilidade para se infiltrarem em meio aos moradores de rua, disfarçando-se até o melhor momento para cometer crimes. Com isso, colocam não somente a vida dos funcionários em risco, mas também de toda a população, que muito sofre nas mãos de criminosos.

Nota dos Correios

Os Correios confirmam o assalto ocorrido na manhã desta quarta-feira (20) na agência de Correio de Itupeva.
Ninguém ficou ferido. A Polícia Federal foi acionada e realizou hoje perícia na unidade. Amanhã (21), os Correios também realizarão apuração.

A previsão é que o atendimento ao público seja retomado tão logo os trabalhos de apuração sejam finalizados. Como alternativa à população, os Correios sugerem as agências das cidades de Cabreúva, Louveira e Jundiaí.

Por ser assunto relacionado à segurança, os Correios não divulgam imagens, valores ou detalhes sobre as ocorrências.

A área de segurança dos Correios está em constante contato com as autoridades policiais, fornecendo dados, informações e imagens de elementos que praticam ações criminosas envolvendo suas unidades e viaturas.

Há, inclusive, um acordo de cooperação com a Polícia Federal para mapear quadrilhas, seu modo de atuação e, por consequência, realizar ações e apreensões de criminosos que praticam crimes contra os Correios.

Os Correios ressaltam, contudo, que o problema de violência foge da governabilidade da empresa. Crimes contra a empresa colocam em risco a segurança dos empregados e dos clientes, além de prejudicar os negócios da estatal.

(Texto: Luiz Carlos Izzo – Jornal de Itupeva)