Prefeitura de Itatiba reabre Parque Linear

O Parque Linear ‘Antônio Fattori’ foi reaberto no último sábado (28), mesmo dia da inauguração das Avenidas ‘Carmelo Scarparo’ e ‘Lida Ceccon Scarparo’, que interligam o local ao Parque da Juventude. Assim, Itatiba ganha mais uma opção de lazer e mobilidade urbana.

O evento contou com a participação do Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, Secretários Municipais, membros da família Scarparo (homenageada no evento), vereadores e da população, que aproveitou para conhecer a infraestrutura que o local recebeu, com a construção de guarita e banheiros, melhorias no estacionamento interno e externo e paisagismo. O novo parquinho infantil fez imediato sucesso com as crianças.

A infraestrutura também contempla a implantação de sistema de esgoto, drenagem e monitoramento. Fechando o pacote de melhorias, o Parque Linear agora também conta com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que foi emitido no último dia 13.

O Prefeito Douglas aproveitou a oportunidade para comentar sobre os futuros projetos que serão desenvolvidos na área, como o processo de chamamento público para uso de um espaço para área de alimentação. “Além de todas as melhorias que estão sendo entregues à população, em breve também abriremos um chamamento público para que se tenha uma área de foodtruck, com mesas e guarda-sóis, inclusive no deck. Com a infraestrutura pronta e principalmente o AVCB, agora vamos equipá-lo para que se torne mais um de nossos pontos turísticos”, explicou.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, engenheiro Herminio Geromel Junior, explicou sobre a importância das obras, que são parte de uma contrapartida de um loteamento. “Nós fechamos o Parque pois ele estava sem a parte estrutural para que as pessoas pudessem utilizar o local com segurança, sendo arriscado deixá-lo aberto. Tivemos a oportunidade de projetar e acompanhar a execução das melhorias e hoje liberamos para a população”.

Para aqueles que buscam mais contato com a natureza, o Parque Linear também será uma ótima opção. Dois mini-bosques estão sendo implantados e contarão com espécies nativas. Jequitibás, jatobás, manacás-da-serra, ipês, quaresmeiras e outras variedades serão plantadas em toda área do parque, ampliando a área verde no município, propiciando sombra para os frequentadores e aumentando também a biodiversidade do ecossistema.

“Fizemos também um bosque com jabuticabeiras, pitangueiras e amoreiras, para que a população desfrute também das frutas e também pensando nos animais, para que o parque também se transforme em um santuário e refúgio das faunas”, completou a Secretária Dorothéa.

MALHA VIÁRIA
Oferecendo mais uma opção para que as pessoas possam visitar o novo Parque, foi aberta à população o acesso as Avenidas ‘Carmelo Scarparo’ e ‘Lida Ceccon Scarparo’, situada ao lado do Condomínio Beija-Flor, ligando a região até o Parque da Juventude.

São aproximadamente três quilômetros lineares, com seis faixas de circulação de veículos, fiação subterrânea, iluminação em led, sistema de drenagem de águas pluviais (bocas de lobo, caixa de inspeção, poços de visita), pavimentação, sinalização, projeto paisagístico, passeio em concreto para pedestres e uma novidade: as avenidas também contam com uma ciclovia.

A família do senhor Carmelo e de Dona Lida participou da inauguração, se emocionando ao relembrar, com carinho, de todo o trabalho desenvolvido. “Meu avô, Carmelo, recebeu várias honrarias dos governos brasileiros e italianos. Lutou na 2ª guerra, ao lado do povo italiano que era contra o fascismo. Ele foi Cônsul regional da Itália em Jundiaí e Itatiba, sendo o consulado italiano na casa dele. A minha avó, Lida, era quem fazia o trabalho de traduções e de juntada de documentos, contribuindo muito para os imigrantes”, pontuou Matheus Latorre Scarparo, neto dos homenageados italianos, que vieram para o Brasil na década de 50.

Além da ligação entre os dois parques, a avenida também tem o objetivo de desafogar o trânsito em um dos principais acessos da cidade, a Rodovia Luciano Consoline, contribuindo para a diminuição de congestionamentos na região, principalmente em horários de pico.

HOMENAGEM AOS AGRICULTORES
A ocasião também foi propícia para a comemoração simbólica ao Dia do Agricultor, que acontece na mesma data. A Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro, aproveitou a oportunidade para homenagear a todos os agricultores itatibenses, realizando o plantio de quatro espécies de caqui no parque, fruta de grande destaque na produção e que levou a cidade a pertencer ao Pólo Turístico do Circuito das Frutas, além de ser a anfitriã da principal festa do calendário itatibense, a Festa do Caqui e Cia.

“Além de reconhecer a luta e as dificuldades desses trabalhadores, como somos a terra do caqui, nada melhor do que trazer os caquizeiros bem na entrada do parque, para que a população conheça mais sobre a cultura da fruta”, explicou Dorothéa.

Só neste ano, na 15ª edição da Festa do Caqui e Cia, foram vendidos cerca de 18.148kg da iguaria. “Esta é uma singela homenagem aos agricultores da nossa cidade, que bateram recorde [de vendas] nesse ano e que juntos movimentam 1/3 da nossa economia”, completou o Prefeito Douglas.

Dorothéa também recitou um poema em agradecimento ao trabalho desenvolvido pelos agricultores, finalizando com a entrega de flores para todos os homenageados e uma cesta de vinho de sua adega particular para o Sr. Benedito de Godoi, conhecido como Dito da Uva, e para Rosângela Pretti, dois dos mais experientes no ramo do plantio, presentes do evento.

FUNCIONAMENTO

O Parque Linear fica aberto de segunda a segunda, das 6h às 22h. Sugestões de melhorias e inovações no Parque Linear podem ser realizadas diretamente para a Secretaria de Cultura e Turismo, no telefone 3183-0000.