Em Itupeva, ministro do Turismo participa de feira internacional

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, esteve em Itupeva nesta segunda-feira (6), para participar da primeira edição da ‘Industry Showcase & Tabletop Networking’ – feira internacional que trata do turismo mundial e discute alternativas para aquecer o mercado de parques temáticos. Convidado para fazer parte da mesa de autoridades, o prefeito Marcão Marchi destacou as ações da administração municipal no setor, principalmente a conquista do MIT (Município de Interesse Turístico) e as ações para geração de emprego e renda no município.
O evento, realizado no Wet’n Wild, termina nesta terça-feira (7). Ao todo, serão realizadas apresentações de empresas fornecedoras de equipamentos de 10 países, como Estados Unidos, Itália, Alemanha, Canadá, Suíça, Argentina, Turquia, Chile, China e Brasil.

“É muito importante receber eventos deste porte, pois isso engrandece e torna ainda mais conhecido o nosso município. O setor turístico está crescendo em todo o mundo e Itupeva deve fazer parte deste desenvolvimento. Além de ser uma grande fonte de receita para nossa cidade, o turismo gera emprego e renda para as famílias. Por isso, nossas ações serão ampliadas”, comentou Marcão Marchi.

Para o ministro, a iniciativa de reunir os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e também de outras localidades em todo o Planeta para tratar de ações voltadas ao setor turístico é extremamente importante. “Temos que aprender com as lições que vêm de fora. Nosso País tem um grande potencial para parques temáticos. Precisamos transformar isso em negócios. O turismo gerou um quinto dos empregos no mundo em 2017 e estamos argumentando que temos condições de gerar mais. Os parques são elementos decisivos para a implementação desta estratégia”, disse Vinicius Lummertz.

O presidente do Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), Alain Baldacci, agradeceu a participação das 22 empresas especializadas em equipamentos para parques temáticos e dirigentes de diferentes setores do turismo no evento – organizado pela entidade com apoio da Iaapa (International Association of Amusement Parks and Atractions).

O secretário estadual de Turismo, José Roberto Aprillanti Junior, lembrou da conquista do MIT por Itupeva na administração do prefeito Marcão Marchi e ressaltou a importância do fomento ao turismo em todo o Estado.

Palestra
Após a cerimônia de abertura, o público participou da palestra de Dennis Speigel, presidente da ITPS (International Theme Park Services), que falou sobre as perspectivas e a importância da Indústria Global de Parque Temáticos no Mercosul. Ele também sinalizou sobre parques que serão inaugurados nos próximos anos em todo o mundo e também os mais visitados.

“Este é um mercado importante para o desenvolvimento de um País. Porém, precisa ser bem trabalhado, buscando sempre novas atrações para não cair na mesmice, desta maneira estará sempre com turistas novos e antigos visitando um parque, por exemplo”, disse Dennis Speigel.

Também participaram do primeiro dia de atividades o e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Sami Mansour; o deputado federal Herculano Passos; a deputada estadual Célia Leão; o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz; o prefeito de Penha (SC), Aquiles Costa.

Nesta terça (7) estão programadas mais três palestras internacionais e apresentações de casos de sucesso em parques de todo o mundo.