Cometa muda itinerário e, por falha, usuários são pegos de surpresa

A Viação Cometa alterou o itinerário dos ônibus que atendem a população de Jundiaí, na linha para a Capital. A mudança começou a valer na última semana e vários leitores do “Jornal da Região” entraram em contato com a reportagem para relatar o problema, já que foram pegos de surpresa.

“Mudaram do dia para a noite, os ônibus saiam da garagem com 25 minutos de antecedência ao horário de embarque na rodoviária. Agora saem com 40 minutos, deixando passageiros para trás, prejudicando os compromissos de todos”, afirmou o leitor Jefferson Porrino.

Já a leitora Solange Casagrande afirma que a mudança de itinerário não foi comunicada. “Sou passageira da Viação Cometa há mais de cinco anos. Trabalho em São Paulo como professora e retorno no último horário da Barra Funda. A Cometa sempre fez um itinerário que nos deixava em alguns pontos, após o desembarque na rodoviária. Mas desde quarta-feira, dia 15, não faz o itinerário de antes ao seguir para a garagem. Mudando o percurso do nada nos deixou na mão, mesmo sabendo que neste horário não temos mais ônibus de linha para que a gente possa ir para casa. Como pode uma empresa sem motivo algum nos deixar na mão?”, questiona.

A leitora Ana Paula também reclama “Desde quinta-feira passada, dia 16, resolveram que os ônibus partiriam da garagem para a rodoviária com 30 minutos de antecedência, quando antes era 25 minutos. Porém, também mudaram a rota para chegar lá, em um trajeto muito extenso, praticamente um tour por Jundiaí. Na sexta, dia 17, não satisfeitos mudaram novamente, passando a sair 40 minutos antes do horário, fazendo o mesmo tour por Jundiaí, antes de chegar na rodoviária”, relata. Ela ainda aponta a falta de comunicado da empresa. “Só esqueceram de avisar a população que utiliza do transporte. Muita gente perdeu ônibus. Além de sermos prejudicados ficando 40 minutos rodando por Jundiaí. Por isso nós usuários do transporte estamos reivindicando para que retornem com as regras antigas, e saiam da garagem somente com 25 minutos de antecedência, e indo direto para rodoviária.”

Falha
Em nota, a Viação Cometa esclarece “que os veículos que seguem para São Paulo anteciparam suas saídas da garagem em 25 minutos para se adaptar à nova rota, com pontos de embarque dentro da cidade de Jundiaí, sem ocasionar atrasos na chegada à rodoviária. Tal medida foi tomada para facilitar o embarque dos passageiros na cidade, visando sempre oferecer o melhor serviço aos clientes”.

A empresa alega ainda que houve uma falha na divulgação da mudança do trajeto. “Em relação à divulgação, houve uma falha na comunicação da operação, que iniciou a alteração da rota antes da data estipulada.”

Quanto ao novo itinerário, a empresa aponta que antes de seguir para o terminal rodoviário, os ônibus agora fazem a seguinte rota: Sala VIP (Garagem); Terminal Ferroviário da Vila Arens; Terminal Urbano Central; Ponto final da Avenida Jundiaí; Terminal Rodoviário de Jundiaí.