JUNDIAÍ

Debate sobre prevenção ao suicídio tem data marcada

A Prefeitura Municipal de Jundiaí promove no dia 14 de setembro a terceira edição do encontro de valorização da vida e o segundo debate Suicídio: A Epidemia Calada, desta vez com o tema ‘Escutar é uma saída’. Com produção da Rede TVTEC, Teatro Polytheama e do Centro de Valorização da Vida (CVV), o evento será gratuito e aberto ao público, a partir das 18h30.

O encontro marca o Setembro Amarelo, mês de conscientização do suicídio, hoje com taxa de vítimas superior a da AIDS e da maioria dos tipos de cânceres, segundo dados do Ministério da Saúde. Mais de 11 mil pessoas cometem suicídio no Brasil, por ano. O principal objetivo do evento é quebrar os tabus que existem na sociedade e criam um pesado silêncio sobre o mal, praticamente uma epidemia. Assim, para que vidas possam ser salvas quebrar o silêncio e saber escutar, são duas importantes ferramentas. Uma causa abraçada pelo prefeito Luiz Fernando Machado já em 2016.

Diversos especialistas discutirão, nesse dia, questões de saúde mental, segurança pública, depressão, humanização, a influência da mídia e das redes sociais na crise suicida, apoio emocional e muito mais.

Confira abaixo os convidados para o encontro:
o Diógenes Martins Munhoz, Capitão do Corpo de Bombeiros e Comandante da 2ª Cia da Escola Superior de Bombeiros;

o Major Hugo Araújo Santos, Instrutor de Negociação com Suicidas do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais);

o Tenente Coronel Valdira Ferreira da Escola Superior de Soldados da PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo);

o Karen Scavacini, psicóloga e mestre em saúde pública na área de promoção da saúde mental e prevenção do suicídio;

o Elaine Macedo, coordenadora nacional de estudos do Centro de Valorização da Vida;

o Neury Botega, médico psiquiatra do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Evento histórico em 2017
Em agosto do ano passado mais de 1.200 pessoas marcaram presença no Teatro Polytheama, e pela primeira vez o suicídio foi discutido na cidade de Jundiaí juntamente com especialistas no assunto. Além do debate inédito, foi lançada a Cartilha de Prevenção do Suicídio com dados concretos como: na cidade, 20 pessoas por ano tiram a própria vida e a maioria está no grupo de homens de 29 a 40 anos.

Serviço
Suicídio: A Epidemia Calada – ‘Escutar é uma saída’
Data: 14 de setembro
Horário: a partir das 18h30
Local: Teatro Polytheama