Reunindo mais de 400 alunos de diversos Estados do Brasil, o campeonato Fórmula de Drone 2018 foi realizado no último fim de semana, em Itajubá (MG), pela SAE BRASIL. No total, foram inscritas 39 equipes com 415 participantes de todo o Brasil para a disputa do prêmio. Os três primeiros colocados receberam troféus, entre eles cinco estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba.
Igor Frare, aluno do Ensino Médio; Bruno Belgini, Gabriel Murari, Leonardo Paladino e William Minster, do curso técnico de Informática integrado Ensino Médio, desenvolveram um drone do tipo quadrotor rádio controlado – da concepção aos testes, chegando à operação. Os jovens foram orientados pelos professores Alex da Silva e Leandro Carvalho. “Eles conseguiram aplicar muito bem as habilidades e competências aprendidas no curso para desenvolver tanto a parte de hardware quanto de software”, avalia Silva.
Durante os três dias de competição, entre 7 e 9 de setembro, as equipes tiveram que cumprir diversas missões, como decolagem, medição de alvo, alijamento de objeto em alvo, passagem por frames e tele entrega. As ações foram avaliadas por um comitê que atribuiu pontos conforme o desempenho das aeronaves. Venceram o torneio os projetos mais otimizados, com soluções criativas, inovadoras e multidisciplinares.
Também participaram da competição estudantes das Etecs Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis), de Ibitinga, Sylvio de Mattos Carvalho (Matão), Pedro Ferreira Alves (Mogi Mirim), Tenente Aviador Gustavo Klug (Pirassununga) e Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa (Piracicaba).
“Foi mais que uma competição. O evento usou a tecnologia como elemento agregador, proporcionando integração e troca de conhecimentos entre estudantes de instituições com realidades distintas”, comemora Meire Yokota, coordenadora de projetos da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza. “O fato de os alunos trabalharem meses preparando o projeto transformou a rotina das Etecs participantes, com grande envolvimento de professores e diretores, além da colaboração importante de parceiros”, conclui.