JUNDIAÍ

Nova UBS Tulipas fica pronta até o final do mês

Até o final deste mês de outubro, os moradores do bairro Jardim Tulipas passarão a contar com o atendimento da Nova UBS.

Com os conceitos de acessibilidade e humanização dos atendimentos, os mais de 11 mil usuários terão a oportunidade de contar com nova ambiência e os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’ para a qualificação do serviço oferecido para a população.

O investimento para a melhoria do espaço é estimado em R$ 58.629,01, proveniente do programa Requalifica, do Ministério da Saúde. Os profissionais do equipamento passam por oficinas para o detalhamento do novo conceito.

“A unidade terá acessibilidade total, mobiliário confortável, além da padronização interna e externa. Assim como foi feito na UBS Maringá, a UBS Tulipas também terá o padrão Nova UBS, com o totem do programa ‘Guardião da Saúde’ e o programa ‘Posso Ajudar’, ambos desenhados pela gestão Luiz Fernando Machado para qualificar o atendimento em saúde, com meta de buscar a excelência”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, lembrando que as obras estão na reta final para a entrega.

Contando com cardápio completo – atendimento médico clínico, pediátrico, ginecológico e odontológico – são realizados em média 190 procedimentos por dia. “Além das consultas, acolhimentos, curativos, vacinas e distribuição de medicamentos, existem os grupos terapêuticos que realizam a promoção e a prevenção da saúde que ganharam um espaço próprio para a realização das atividades, que é o quiosque. Ainda como melhoria estrutural, podemos contabilizar a cobertura de uma área externa e a instalação de cortinas nos consultórios e recepção”, detalha a diretora de Atenção Básica, Dayane Martins.

Há um mês, é realizada capacitação da equipe de profissionais da UBS para o atendimento com foco no acolhimento humanizado. As oficinas se encerraram na manhã de sexta-feira (5), com a apresentação de conceitos e aprendizados obtidos durante os quatro encontros realizados.

A UBS Tulipas tem estrutura tradicional, com oferta de consultas com clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologia, além do acolhimento, distribuição de medicamentos, coleta de exames, vacinas e curativos juntamente com grupos de apoio à saúde. Com 12 agentes comunitários de saúde, a UBS Tulipas atende ao bairro com a Estratégia de Saúde da Família.