Zona Azul de Itatiba pode ser paga em débito ou crédito

O contrato de concessão que a Prefeitura de Itatiba tem com a empresa Estapar, que gerencia o estacionamento rotativo da cidade, foi renovado.

Foi estabelecido que as tarifas atuais, fixadas em janeiro de 2016, não serão reajustadas pelos próximos 12 meses. Agora também, os funcionários da empresa aceitam pagamentos via cartão de crédito e de débito. Além disso, ficou acordado que a empresa também fará nova sinalização horizontal e vertical das áreas cobertas pelo sistema. Acredita-se que isso pode gerar economia aos cofres públicos.

SISTEMA

Em 2017, a Prefeitura implantou 20 vagas de parada livre, conhecidas como Zonas Brancas. O munícipe pode estacionar uma vez por dia nesses locais identificados, com o pisca alerta aceso, por até 15 minutos, sem a necessidade de registrar a placa nos parquímetros. As vagas, devidamente sinalizadas, estão distribuídas na Praça da Bandeira, Rua Barão de Itapema, Rua Campos Sales, Rua Florêncio Pupo, Rua Francisco Glicério, Rua Coronel Camilo Pires, Rua 29 de Abril, Rua Comendador Franco, Mercado Municipal Dona Lica, Av. Marechal Deodoro, Rua Dr. Aguiar Pupo, Rua Jorge Tibiriçá e Rua Quintino Bocaiuva.

Além disso, uma vez ao dia, o munícipe estaciona em qualquer vaga regular do sistema rotativo e, utilizando o cartão inteligente, pode emitir no equipamento um tíquete específico de gratuidade, válido por 15 minutos.

Há, ainda, uma exceção pensada para os pais de alunos da EMEB Cel. “Júlio César”. Entre as 11h30 e 13h30, horário de maior movimento em função da entrada e saída de estudantes, vagas no quarteirão da escola municipal, na Rua Rangel Pestana, Rua Eugênio Passos e Rua Comendador Franco, são de parada livre.