“Bombeiros foram heróis ao evacuarem casas”, diz comandante da Defesa Civil
O comandante da Defesa Civil de Jundiaí, João Osório Gimenez Germano, disse que os soldados do Corpo de Bombeiros que atenderam a ocorrência de explosão em uma casa da rua Anita Garibaldi, na manhã desta quarta-feira (31) “foram heróis”, “porque seguiram todos os protocolos de tragédias”.
Tão logo eles socorreram os dois homens feridos – um técnico da Comgás e um morador da casa que explodiu -, determinaram a evacuação de todos os moradores das casas próximas e dos apartamentos de um prédio. Também orientaram as pessoas a não acenderem cigarros.
Por ser horário de almoço qualquer acendimento de fogão poderia causar novas explosões.
O comandante da Defesa Civil enalteceu também a equipe do SAMU-192 da Prefeitura de Jundiaí que chegou rápida para o salvamento dos feridos.
Origem
A origem da explosão foi a perfuração da rede da Comgás para instalação de fibra ótica na calçada em frente da residência.
A casa de um idoso que reside sozinho pode ter criado uma “bolha de gás”, devido o vazamento na calçada e, ele teria ligado o fogão para esquentar comida, quando ocorreu a explosão.
Nesse exato momento, por volta de 10h45 um técnico da Comgás estava vistoriando a rede. Ele voou para o outro lado da rua e recebeu os estilhaços de vidros, ferros e tijolos pelo corpo.
Isolamento
Com a chegada dos bombeiros o quarteirão foi isolado por determinação do tenente-coronel Eli José Tavares. Houve a evacuação dos imóveis e início dos trabalhos de estancamento do vazamento de gás, além de manutenções.
O comandante da Defesa Civil, João Osório Gimenez, disse que essas medidas ajudaram a evitar novas tragédias. Ele comanda uma equipe na Prefeitura de Jundiaí que estuda e elabora projetos de prevenção a desastres no município.
A Prefeitura de Jundiaí atendeu pedido da Defesa Civil e mandou máquinas para fazer a limpeza da rua e da residência afetada.
Os imóveis vizinhos tiveram rachaduras e também vão passar por análise dos engenheiros da Defesa Civil.
Com o estancamento do vazamento de gás os moradores estavam sendo liberados para retornar para casa, no início da tarde desta quarta-feira.