Globo mostra sua Mensagem de Natal

Abre a tampa, posiciona a pequena bailarina, gira a manivela. Os movimentos suaves de uma caixinha de música dão vida a uma brincadeira lúdica e nos levam a um mundo de sonhos. É para lá que a mensagem de fim de ano da Globo leva seu público para fazer um convite especial: brinquem, se permitam sonhar, lembrem que é dos sonhos que nascem as grandes realizações. Em um cenário que remonta o interior do brinquedo, numa atmosfera de fantasia, as engrenagens só funcionam quando todo o elenco da Globo trabalha junto. Lançada no dia 25 de novembro, a campanha tem como mote relembrar como é importante manter a esperança e construir um futuro melhor junto com as pessoas que caminham ao nosso lado.

“Como convidar as pessoas a enxergar o ano que está por vir como um livro em branco, em que uma nova história, com novos sonhos, possa ser escrita? Essa é a primeira pergunta que procuramos responder quando iniciamos a criação de cada mensagem de final de ano da Globo. Neste ano, pelo momento que o mundo todo está vivendo, entendemos que era hora de convidar as pessoas a voltar a sonhar, a acreditar que toda realidade começa de um sonho e que elas precisam se permitir a sonhar. Então pensamos numa grande caixinha de música, um brinquedo que faz parte da memória afetiva de todo mundo, que remete aos bons momentos da infância, num cenário de sonhos em que todo o elenco da Globo faz as engrenagens funcionarem”, apresenta Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo. “Para garantir a emoção que queríamos, tudo foi surpresa pro elenco, da construção do cenário, ao figurino e conceito da campanha. Foi incrível presenciar o encantamento das pessoas chegando ao set e vendo tudo aquilo por primeira vez. Eu acredito que o mesmo encantamento, que a emoção do sonho que vimos nos olhos de quem participou da gravação, encherá também o coração do nosso público. É com esses sentimentos, com a certeza que podemos sonhar e tornar realidade os nossos sonhos, que queremos que os brasileiros comecem 2019”, finaliza o diretor.

A surpresa e o encantamento que dominaram o set nos dois dias de gravação se justificam pela grandiosidade do cenário da campanha: 45 metros de comprimento, 24 metros de profundidade e 10 metros de altura formam o interior da caixinha de música da Globo. Estruturas metálicas e de madeira, peças artesanais, cerca de 2 mil metros quadrados de material têxtil e 254 metros quadrados de painéis de LED completam os números do trabalho, colocado em pé por uma equipe com cerca de 80 profissionais em 4 dias de montagem. Bicicletas, engrenagens, cordas, roldanas, manivelas e um grande cilindro, todos interligados e interdependentes, completam o cenário. Diferentes equipes formadas por atores, jornalistas e apresentadores da empresa ficaram responsáveis por movimentar cada um desses elementos. E é somente quando são acionados em conjunto que a caixinha se ilumina e libera a música “Um Novo Tempo”, que há anos marca o calendário dos brasileiros.

O figurino criado especialmente para a mensagem priorizou o charme vintage com elementos da estética steampunk, com luvas, coletes, botas, chapéus de diferentes tamanhos e uma grande variedade de óculos e relógios, produzidos especialmente para o filme. Nos bastidores, as peças viraram sensação entre o elenco, e prometem impressionar também quem acompanhar a campanha e seus desdobramentos na programação, redes sociais e plataformas digitais da Globo.

Brincadeira e sonho em rede

Como em anos anteriores, a mensagem de fim de ano da Globo não fica restrita à programação da TV. Conteúdos criados para veiculação na Internet, como mensagens exclusivas para as redes sociais, um making of em time lapse  da construção do cenário e um documentário com histórias de talentos Globo e pessoas comuns, que mantém um relacionamento com a empresa por meio da CAT e perfis da Globo nas plataformas sociais, completam o pacote de ação.

Com relação ao documentário, destaque para sua construção em estrutura modular, que permite a edição e inclusão de diferentes histórias, para dar ainda mais vida ao conteúdo. No material original, seis personagens são apresentados, todos com um olhar em comum: a discussão sobre sonhos que já são ou estão prestes a se tornar realidade. Em clima intimista, Débora Nascimento e José Loreto falam sobre os sonhos e desafios da maternidade e paternidade; Glenda Kozlowski, do sonho de viver do esporte; e Maju Coutinho da esperança de viver em um mundo preocupado com as questões climáticas. A esses depoimentos, somam-se as histórias de Francielle dos Santos, jovem professora do Mato Grosso do Sul que realiza o sonho de transformar pela educação; do chef David Hertz, que busca o sonho de transformar o mundo pela gastronomia social no Rio de Janeiro; e da coreógrafa Dora Andrade, que transforma a vida das pessoas no Ceará pela dança.

A mensagem de fim de ano da Globo tem direção de criação de Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho e criação de Sergio Valente e Waldemar França. O projeto do cenário é assinado por Zé Carratu e Domingos Alcântara é o responsável pelo figurino. O sonho ganhou vida graças à parceria com a produtora Sentimental Filmes e à direção de cena de Maurício Guimarães e Luciano Zuffo.

Confira a campanha aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dmGxWRWdOM8

Uma caixinha de música foi o cenário escolhido para a versão deste ano. Confira!